Há cada vez mais veteranos a dar cartas no futebol

Cristiano Ronaldo continua a marcar golos aos 37 anos, Ibrahimovic já dobrou os 40, Benzema está a fazer a sua melhor época aos 34. Em Portugal, numa Liga com média de idades mais baixa do que a das “Big Five”, Pepe continua a jogar aos 39 anos.

Foto
Ibrahimovic, 40 anos, é actualmente jogador do AC Milan Reuters/JENNIFER LORENZINI

Nunca como agora a detecção de talentos foi tão precoce e o trabalho de formação bem estruturado permite lançar nas equipas principais jogadores de tenra idade. Mas, em sentido inverso, são também cada vez mais comuns os casos de futebolistas que continuam a jogar ao mais alto nível já bem avançados na sua quarta (e alguns até mais) década de vida. Na época em que Zlatan Ibrahimovic dobrou a barreira dos 40, em que Cristiano Ronaldo bate recordes aos 37 e em que Benzema faz a sua melhor temporada aos 34, estes são cada vez menos casos isolados de perenidade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários