Tóquio2020: com João Sousa, comitiva portuguesa cresce para 85

A modalidade mais numerosa nos Jogos Olímpicos será o andebol, com 14 jogadores.

Foto
LUSA/FACUNDO ARRIZABALAGA

João Sousa vai tornar-se no primeiro tenista português a disputar dois quadros de singulares em Jogos Olímpicos, depois de ter visto confirmada a presença em Tóquio2020, que aumenta o contingente luso para 85 atletas.

O vimaranense, de 32 anos, repete presença em Jogos Olímpicos e junta-se a Pedro Sousa como representante do ténis nacional na capital japonesa, cinco anos depois ter estado no Rio2016 com Gastão Elias, naquela que foi a primeira dupla participação lusa em singulares.

Antes, Pedro Sousa já tinha assegurado a estreia em Jogos Olímpicos, graças à vaga continental atribuída à Europa, ao ocupar o 108.º lugar do ranking a 14 de Junho, data de fecho da qualificação.

No entanto, face às desistências entretanto ocorridas, João Sousa, que na altura era o número dois português, no 109.º posto da hierarquia mundial, “herdou” esta vaga, ascendendo o lisboeta ao ranking de qualificação directa.

As restantes modalidades

  • Andebol: se o ténis foi a 17.ª modalidade confirmada em Tóquio2020, a mais numerosa continua a ser o andebol, que contará com 14 jogadores, depois de ter assegurado a primeira presença de Portugal na estreia “oficial” das modalidades colectivas de pavilhão, depois da participação no torneio de demonstração de hóquei em patins em Barcelona1992
  • Atletismo: conta com 13 representantes, depois de, na terça-feira, Lorène Bazolo se ter qualificado nos 100 metros, juntando-se às maratonistas Carla Salomé Rocha, Sara Catarina Ribeiro e Sara Moreira e a velocista Cátia Azevedo, nos 400 metros
  • Triplo salto: Pedro Pablo Pichardo e Patrícia Mamona, que se sagraram campeões europeus em pista coberta, têm presença assegurada no concurso do triplo salto, tal como Evelise Veiga.
  • Lançamentos: Auriol Dongmo, campeã continental em pista coberta, vai participar no lançamento do peso. Os também lançadores Francisco Belo, no peso, e Liliana Cá, no disco, vão estrear-se em Jogos.
  • Marcha: João Vieira, aos 45 anos, vai estar nos 50 quilómetros marcha, pela sexta vez  - apesar de não ter iniciado os 20 quilómetros de marcha em Sydney2000 -, tornando-se no segundo luso com mais presenças, enquanto Ana Cabecinha assegurou vaga nos 20 km marcha
  • Judo: estarão no torneio olímpico Jorge Fonseca (-100 kg), Anri Egutidze (-81 kg), Catarina Costa (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), bronze no Rio2016, Bárbara Timo (-70 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg) e Rochele Nunes (+78 kg).
  • Natação: Portugal vai contar com sete nadadores nas piscinas nipónicas, casos de Francisco Santos, nos 200 metros costas, José Paulo Lopes, nos 800 livres, Gabriel Lopes e Alexis Santos, ambos nos 200 estilos, a Ana Catarina Monteiro, nos 200 mariposa, Diana Durães e Tamila Holub, ambas nos 1.500 livres, sendo que esta última tem também presença garantida nos 800 livres, aos quais se juntaram recentemente Tiago Campos e Angélica André, em águas abertas.
  • Canoagem: estarão presentes Fernando Pimenta, em K1 1.000 metros, Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela, em K4 500, Teresa Portela, em K1 200, e Joana Vasconcelos, em K1 500, nas provas de velocidade, enquanto Antoine Launay vai competir em slalom.
  • Ténis de mesa: Shao Jieni e Fu Yu, disputam o torneio individual feminino, e no masculino estarão Marcos Freitas e Tiago Apolónia, aos quais se junta João Monteiro na prova por equipas, tendo João Geraldes como suplente.
  • Vela: começaram por garantir uma vaga os “repetentes” Jorge Lima e José Costa, em 49er, aos quais se juntaram, já em 2021, Carolina João, de 24 anos, para a competição de Laser Radial, e os irmãos Diogo Costa e Pedro Costa, em 470.
  • Ciclismo: vai contar com quatro representantes, com João Almeida e Nelson Oliveira, nas provas de estrada (fundo e contra-rrelógio), Maria Martins, na pista (omnium), e Raquel Queirós, em “cross country” olímpico (XCO)
  • Equestre: são também quatro as vagas asseguradas, com Luciana Diniz, nona no Rio2016, a garantir a presença na prova de obstáculos, ao passo que Maria Caetano, Rodrigo Torres e João Miguel Torrão competem em ensino.
  • Triatlo: João Silva, João Pereira e Melanie Santos vão ser os três representantes portugueses.
  • Ginástica: Diogo Abreu assegurou a presença nos trampolins, e Filipa Martins vai estar na artística.
  • Remo: Pedro Fraga, que vai para os terceiros Jogos, e Afonso Costa asseguraram o regresso do remo nacional a Jogos, em “double scull” ligeiro.
  • Skate: Gustavo Ribeiro vai marcar presença no skate, aos 20 anos
  • Surf: vão alinhar Frederico Morais, Teresa Bonvalot e Yolanda Sequeira.
  • Taekwondo: Rui Bragança, de 29 anos, “carimbou” o passaporte para a sua segunda presença olímpica consecutiva, na categoria de -58 kg
  • Tiro com armas de caça: está de regresso, com João Paulo Azevedo no fosso olímpico.
Sugerir correcção
Comentar