Sémen de rato passou seis anos no espaço e gerou crias saudáveis na Terra

Teste a possíveis danos da radiação espacial no ADN foi realizado com sémen que esteve guardado na Estação Espacial Internacional (ISS) e que, de volta à Terra, produziu 168 filhotes saudáveis.

Foto

“Filhotes do espaço” saudáveis. É desta forma que os cientistas apresentam o resultado de uma experiência que durou quase seis anos e que nesta sexta-feira é descrita num artigo publicado na revista Science Advances. Em resumo, o sémen liofilizado (desidratado e congelado) de rato esteve quase seis anos a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), foi trazido de volta para a Terra e usado para produzir 168 filhotes saudáveis. Porquê? Para quê? Para termos mais dados sobre como a radiação espacial afecta a reprodução de mamíferos. Em Agosto de 2021, será a vez de preparar embriões congelados de rato para levar até à ISS.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar