Silva e Domingues já conhecem adversários do qualifying do Open da Austrália

Os tenistas lusos vão disputar a fase de qualificação do torneio que, pela primeira vez, não se realiza no país.

Foto
Os dois tenistas portugueses no qualifying do Open da Austrália já sabem quais serão os seus adversários Rui Gaudencio

Frederico Silva e João Domingues são os dois primeiros representantes do ténis português a entrar em acção no Open da Austrália, mas não no continente oceânico. A fase de qualificação do torneio do Grand Slam, entre 10 e 13 de Janeiro, divide-se entre o Qatar, onde estão ambos, e o Dubai, onde irá decorrer a prova feminina. O sorteio do qualifying já se realizou e ditou os adversários iniciais dos tenistas lusos que procuram em Doha a sua estreia em quadros principais de majors.

Frederico Silva, actual 182.º no ranking mundial, terá como oponente o eslovaco Lukas Lacko (200.º). Os dois defrontaram-se uma vez em Agosto passado, no challenger de Ostrava em terra batida, com Lacko – 44.º mundial em 2013, a impor-se em dois sets.

João Domingues (179.º) tem um inédito encontro, já marcado para este domingo, com o checo Tomas Machac (197.º) – que, curiosamente, derrotou Silva na terceira e última ronda do qualifying de Roland Garros, em Setembro último.

Os quadros da fase de qualificação são formados por 128 tenistas e irão apurar 16 que acederão ao quadro principal, em Melbourne, e onde têm presença assegurada João Sousa e Pedro Sousa.

Tanto em Doha, como no Dubai ou em Melbourne, as medidas de segurança são muito rigorosas, com os jogadores e acompanhantes a terem permissão para se ausentar dos hotéis apenas durante cinco horas por dia. Para os que irão participar no Open da Austrália – espera-se mais de 1200, incluindo tenistas e árbitros – aguarda-os uma quarentena de 14 dias, após a chegada a Melbourne, entre 15 e 17 de Janeiro. Mas esta medida não vai ser cumprida por todos da mesma forma, o que já está a levantar algumas críticas.

Isto porque alguns dos melhores tenistas do mundo foram convidados a participar num torneio de exibição, em Adelaide, onde também os espera uma quarentena, mas mais flexível no número de acompanhantes com que poderão sair do hotel, nomeadamente para os courts de treino, ao contrário de Melbourne, onde os tenistas só poderão acompanhar-se de mais um elemento. Novak Djokovic, Rafael Nadal, Dominic Thiem, Serena Williams, Simona Halep e Naomi Osaka são alguns dos oito participantes já anunciados para este evento, marcado para a 29 de Janeiro.

Entretanto, já decorrem torneios do circuito profissional. Em Antalya (Turquia) e Delray Beach (EUA) disputam-se dois torneios ATP 250 e no Abu Dhabi tem lugar um WTA 500. Entre 31 de Janeiro (terminada a quarentena) e 6 de Fevereiro, vão realizar-se simultaneamente dois ATP 250, a ATP Cup e dois WTA 500 em Melbourne Park, palco do Open da Austrália, com início a 8 de Fevereiro.

Sugerir correcção
Comentar