Vistos gold, bicicletas e fim do IRS especial para estrangeiros: Bloco continua a propor alterações

O Bloco de Esquerda continua a entregar propostas de alteração ao Orçamento do Estado. Esta terça-feira, o partido avançou medidas relacionadas com o fim dos benefícios fiscais aplicados aos residentes não habituais e aos vistos gold.

Foto
O Bloco de Esquerda já tinha tentado inscrever estas medidas fiscais no OE 2019 Enric Vives-Rubio

O Bloco de Esquerda quer acabar com os vistos gold já este ano. O partido, que no passado já propôs projectos de lei para terminar com este incentivo, sublinha que, desde que entrou em vigor, em 2012, os vistos gold conduziram ao “adensamento da criminalidade económica” e um aumento dos preços no imobiliário para valores que “não correspondem aos valores de mercado”, o que teve efeitos no direito à habitação. O PÚBLICO sabe que o tema tem sido discutido nas negociações e que há da parte do Governo abertura para avançar com limitações aos vistos gold, uma solução que não deverá ter objecção dos bloquistas. Mas há mais. Além do fim dos vistos gold, o Bloco propõe também a eliminação do regime do residente não habitual em sede de IRS e pede 250 mil euros para pôr a mobilidade urbana a pedalar. Nos próximos dias, as propostas deverão continuar a chegar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários