Rio de visita à Guiné-Bissau e Cristas em Paris

As comemorações oficiais dividem-se entre Ponta Delgada e Boston, onde estarão António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa.

Foto
Cristas e Rio, juntos, na sede do CDS LUSA/ANTÓNIO PEDRO SANTOS

O presidente do PSD, Rui Rio, vai assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na Guiné-Bissau, com uma visita entre 10 e 12 de Junho onde contactará com a comunidade portuguesa, incluindo empresários. De acordo com o programa disponível no 'site' do partido, estão ainda previstos encontros com dirigentes políticos e visitas nas áreas da acção social, saúde e ensino.

Em declarações aos jornalistas no final de uma reunião com o embaixador norte-americano em Portugal, Rui Rio revelou que existiu a hipótese de acompanhar Marcelo Rebelo de Sousa aos Açores e aos Estados Unidos, mas já estava em preparação uma deslocação a um país de língua oficial portuguesa.

"Escolheu-se aquele onde ainda não foi nenhum governante português recentemente", explicou. "Achámos que era simpático que eu pudesse ir a um país de língua oficial portuguesa onde ainda não tivesse ido nem o Presidente da República, nem o primeiro-ministro (...). Para Portugal será até mais positivo eu estar num sítio diferente", defendeu.

Quer Marcelo Rebelo de Sousa, quer António Costa assinalarão o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas nos Açores e nos Estados Unidos, com agenda conjunta no dia 10 de Junho, seguindo depois para diferentes pontos dos Estados Unidos.

Programa na Guiné

A 10 de Junho, o presidente do PSD marcará presença numa homenagem aos militares portugueses que morreram na Guiné-Bissau no cemitério de Bissau, visitando em seguida o orfanato Bambaram.

Um encontro com o embaixador de Portugal na Guiné-Bissau e uma recepção na Embaixada de Portugal com a comunidade portuguesa completam a agenda do primeiro dia.

No dia seguinte, Rui Rio terá encontros com o Presidente da República, José Mário Vaz, e o primeiro-ministro, Aristides Gomes, da Guiné-Bissau, visitará um hospital e terá um almoço-reunião com empresários e membros da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal).

No último dia da visita, o líder do PSD tem encontros marcados com o presidente da Assembleia Nacional Popular, com a Comissão Parlamentar de Amizade Guiné-Bissau/Portugal e com o Partido da Renovação Social da Guiné-Bissau (PRS) e o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), este último ainda a confirmar. Uma visita à Faculdade de Direito completa o programa de Rui Rio.

Depois da participação nas reuniões do Partido Popular Europeu, em Bruxelas e em Sófia (Bulgária), esta será a primeira deslocação internacional do presidente do PSD, desde que foi eleito líder do partido em meados de Janeiro e confirmado em congresso um mês depois.

Assunção Cristas em Paris

Já a líder do CDS vai assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em Paris, junto da comunidade portuguesa. Assunção Cristas participa numa missa no santuário de Nossa Senhora de Fátima de Paris e passa pelo Festival da Sardinha e da Criança de Chapigny.

Sugerir correcção
Comentar