Creche canina: moda ou necessidade?

Em vez de deixar o patudo em casa, sozinho, sem qualquer actividade, as creches caninas oferecem a possibilidade de passar um dia muito mais activo, em socialização com outros cães, treinando aspectos fundamentais de obediência

Foto
pohjakroon/ Pixabay

Nos dias de hoje, numa sociedade cada vez mais exigente, a vida dos donos, o quotidiano, é constantemente desafiada com diferentes solicitações. É neste ritmo frenético que somos confrontados com como equilibrar a vida profissional e/ou pessoal e a atenção que os nossos queridos patudos desejam e merecem. Quantas vezes se deita com peso na consciência por não lhe ter dado a devida atenção? Os cães são seres altamente sociáveis, como nós humanos, que necessitam de exercício físico e mental para se manterem saudáveis. Privá-los de uma vida mais activa é um acto que merece reflexão e, nesse sentido, a creche canina pode ser uma óptima solução.

A acumulação de dias mais parados em casa, pode traduzir-se em frustração que tende a acabar em manifestações de depressão, apatia, fadiga, destruição de objectos e outras vertentes negativas que se manifestam no comportamento dos patudos.

Em vez de deixar o patudo em casa, sozinho, sem qualquer actividade, as creches caninas oferecem a possibilidade de passar um dia muito mais activo, em socialização com outros cães, treinando aspectos fundamentais de obediência. No fim do dia, ao regressar a casa, encontrará um patudo muito mais tranquilo, disposto a uns bons mimos dos donos, pronto para dormir uma boa noite de sono. Mas não é só em casa que se nota a diferença. É normal que os passeios se tornem mais agradáveis, pois o cão aprende a conviver melhor com outros cães e pessoas desconhecidas. Enfim, tornará o dia do seu patudo muito mais equilibrado e muito mais feliz.

Já é possível encontrar alguns espaços de “Day Care Canino” em Portugal, com diferentes ofertas. Entre estas podemos encontrar o serviço de ir buscar e levar o cão a casa (Taxy Dog), para maior comodidade dos donos. Em funcionamento apenas durante a semana ou aberto todo o ano. Algumas creches caninas oferecem aulas de cachorros (puppy class), aulas de obediência, cuidados de "grooming" e até levam o seu patudo às consultas de rotina no médico veterinário.

O enriquecimento ambiental é uma das apostas das creches caninas. O espaço interior deve ter vários brinquedos e permitir realizar actividades e jogos cognitivos. No espaço exterior os cães interagem uns com os outros, podem correr livremente em segurança e até experimentar modalidades como o "agility" ou "freestyle". Tudo isto sob supervisão de profissionais.

Nos espaços que disponham de oferta de hotel canino o facto do patudo frequentar uma creche canina irá também favorecer a sua adaptação aos períodos de ausência mais prolongada dos donos. Estas rotinas permitem que o patudo conheça a equipa, novos “membros da família”, permitindo-lhe sentir-se muito mais tranquilo quando os donos viajam.

Os benefícios da creche canina são:

• Reduz o comportamento destrutivo e a ansiedade generalizada;

• Previne comportamentos de agressividade;

• Evita a síndrome de ansiedade por separação;

• Reduz comportamentos compulsivos, latidos excessivos e outros desvios de comportamento.

• Gasto de energia;

A creche canina é solução ideal para pessoas que trabalham o dia todo fora preocupadas com os cães sozinhos em casa, ou que não conseguem dar toda a atenção que gostariam aos seus patudos. Concluindo: as creches caninas vieram para ficar. Não são uma moda. São uma necessidade com importantes benefícios para a vida dos nossos queridos patudos.

Sugerir correcção
Comentar