Matosinhos candidata-se a Cidade do Design da UNESCO

Candidatura é oficializada este sábado, na abertura da 21.ª Trienal de Milão, em Itália

Foto
Arquitectos ARS

A Câmara de Matosinhos apresenta este sábado na 21.ª Trienal de Milão, em Itália, a candidatura à Rede de Cidades Criativas da Unesco com o projecto "Matosinhos, Cidade do Design". "A candidatura de Matosinhos a Cidade do Design da Unesco vem sendo preparada há já algum tempo, traduzindo a forte aposta da cidade nesta disciplina", refere a autarquia.

O presidente da câmara de Matosinhos, Guilherm Pinto, irá participar da abertura da 21.ª edição da Trienal de Milão onde, pelas 17h00 deste sábado, será oficialmente apresentada a candidatura. A Trienal de Milão é "um dos maiores certames mundiais dedicados à arquitectura, ao design, às artes decorativas e ao urbanismo", sendo, este ano, dedicada ao tema "21st Century. Design After Design".

A apresentação de "Matosinhos, Cidade do Design" conta com a edição de uma brochura em inglês, na qual "é enfatizada a relação privilegiada de Matosinhos com a arquitectura e com o 'design'". O desdobrável inclui ainda um texto de Guta Moura Guedes, presidente da bienal Experimenta Design e coordenadora da candidatura de Matosinhos à Rede de Cidades Criativas da Unesco.

A representação portuguesa, com curadoria de Maria Milano e Roberto Cremascoli, é coordenada pela Escola Superior de Arte e Design (ESAD), sediada em Matosinhos e parceira da candidatura da cidade à Rede de Cidades Criativas da Unesco. "Matosinhos dispõe já de uma incubadora de empresas de 'design', localizada no piso superior do Mercado Municipal, e acolheu a mais significativa exposição da última edição da Experimenta Design", destaca a autarquia. O design a conviver com o peixe e as alfaces para potenciar as indústrias criativas e transportar ideias e negócios de outras áreas para um ambiente diferente: um mercado? Sim.

A Rede de Cidades Criativas na Unesco foi criada em 2004 com o objectivo de desenvolver a cooperação internacional entre cidades que identificaram a criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento sustentável.

Sugerir correcção
Comentar