Promotores do ReFood Coimbra são na maioria estudantes

Projecto que consiste na distribuição por famílias carenciadas de comida recolhida em restaurantes chega agora a Coimbra. Primeiro encontro realiza-se a 9 de Dezembro

Foto
Luca Nebuloni / VisualHunt / CC BY

O projecto ReFood, que consiste na distribuição por famílias carenciadas de comida recolhida em restaurantes, chega agora a Coimbra por iniciativa de um grupo de 60 promotores, apelidados de pioneiros, a grande maioria estudantes.

Criado em 2011 em Lisboa pelo norte-americano Hunter Halder, que reside em Portugal há mais de duas décadas, sob o lema "Aproveitar para Alimentar", o ReFood ganhou dimensão nacional e estendeu-se a cidades como o Porto, Viana do Castelo ou Aveiro, entre outros locais.

O primeiro encontro, em Coimbra, intitulado Sementeira, pretende servir de apresentação pública à cidade e de reunião de voluntários do projecto, a quem é pedido que doem duas horas do seu tempo para alimentar 10 pessoas. Está agendado para o dia 9, no auditório da Reitoria da Universidade. Deste grupo sairá uma equipa de gestores responsável pelo funcionamento do núcleo local, recolha e distribuição de alimentos.

"Ao princípio, éramos 15 pioneiros, agora somos 60, 75% dos quais estudantes", disse à agência Lusa David Castro, 19 anos, um dos elementos da ReFood Coimbra, para quem o projecto "é mais um passo na luta contra a fome e desperdício alimentar". David, natural da Costa da Caparica e estudante de Direito na Universidade de Coimbra, conheceu o ReFood através de amigos voluntários em Lisboa e decidiu implementá-lo na chamada cidade dos estudantes, onde "faz a ponte" entre o grupo de pioneiros e o fundador, Hunter Halder.

Apesar do ReFood Coimbra ainda não ter arrancado oficialmente, o promotor destaca a "grande adesão" que o projecto está a ter, nomeadamente nas redes sociais, em centenas de manifestações de interesse por parte de dezenas de restaurantes, voluntários individuais, empresas de artes gráficas e instituições de solidariedade social como a Misericórdia local, estas últimas que serão responsáveis pela identificação dos beneficiários.

"Está a correr muito bem. Até já nos foi sugerido um espaço [para sediar o núcleo de Coimbra] no Vale das Flores, mas isso será a equipa de gestores que vai decidir", explicou. Na reunião de apresentação, o ReFood Coimbra espera a presença de cerca de meio milhar de pessoas. A reunião está agendada para as 21h de dia 9 de Dezembro no Auditório da Reitoria, com actuação da Tuna Mista da Faculdade de Psicologia e intervenções a cargo de Luís Menezes, vice-reitor da Universidade e de Hunter Halder, fundador do projecto ReFood.

Sugerir correcção
Comentar