Concurso para empreendedorismo de emigrantes com 80 candidaturas

Programa VEM, que visa promover o micro-empreendedorismo entre emigrantes, recebeu 80 candidaturas. No primeiro trimestre de 2016 serão conhecidos os 20 projectos vencedores

Foto
Pixabay

O Concurso de Ideias VEM, para incentivar o micro-empreendedorismo entre os emigrantes, recebeu 80 candidaturas, anunciou esta segunda-feira o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), promotor desta iniciativa para emigrantes portugueses e lusodescendentes.

O concurso pretende, de acordo com o ACM, "apoiar a estruturação e implementação de soluções empreendedoras por parte de portugueses e lusodescendentes que vivem além-fronteiras mas querem regressar, acompanhando-os em todas as fases de operacionalização indispensáveis para transformar um projecto num negócio em Portugal".

"A primeira edição deste concurso insere-se num conjunto de medidas de apoio ao micro-empreendedorismo e à criação do próprio emprego por parte de cidadãos residentes no estrangeiro, tal como consta do Plano Estratégico para as Migrações", segundo o ACM.

Esta primeira edição do concurso decorreu entre 7 de Julho e 7 de Setembro (primeira fase), período em que foram recebidas 80 candidaturas de 14 países diferentes, entre os quais, Brasil, França, Reino Unido, Alemanha, Angola, Moçambique, Bélgica, Estados Unidos, Canadá, Singapura e China. Vinte e quatro áreas de negócios estão abrangidas nesta iniciativa, passando pela restauração, gastronomia, turismo, hotelaria, educação, ambiente, agricultura, decoração, design, mediação imobiliária, arquitectura, comércio, serviços, indústria, mecânica, consultoria, gestão, tecnologias de informação e comunicação, entre outras.

As 80 candidaturas receberão agora formação e apoio técnico através da plataforma digital dedicada à iniciativa. O processo de selecção dos projectos de negócios será feito em seis fases e, na quinta fase, 30 projectos seleccionados (dentre os 80 iniciais) participarão presencialmente, em Lisboa, num "elevator pitch", em que apresentarão a sua ideia perante o júri do concurso. Esta quinta fase está a ser agendada para Janeiro de 2016.

Na sexta fase, que decorrerá no primeiro trimestre de 2016, serão escolhidos 20 projectos vencedores que receberão apoio financeiro (de até 20 mil euros) e operacional para a respetiva implementação.

Sugerir correcção
Comentar