Portugueses juntam-se ao dia europeu de boas-vindas aos refugiados

Milhares de cidadãos de várias cidades já confirmaram presença via Facebook num evento europeu de solidariedade. Em Portugal, há cinco cidades envolvidas

Foto
Evento decorre às 15 horas de sábado em várias cidades europeias Hannibal Hanschke

O movimento é europeu e conta com Portugal. Este sábado, dia 12 de Setembro, cidadãos de cinco cidades portuguesas vão dar as boas-vindas aos refugiados, numa iniciativa que quer mobilizar dezenas de milhares de pessoas “em solidariedade com os que fogem da guerra, da violência e da miséria”.

No Facebook, o evento "#EuropeSaysWelcome: European Day of Action for Refugees" conta com o "sim" de 60 mil pessoas a nível europeu. Nas várias páginas portuguesas — que está a tentar juntar pessoas em Lisboa, no Porto, em Faro, em Coimbra e em Felgueiras — foram quase cinco mil as que confirmaram presença.

“Não podemos permanecer em silêncio enquanto os nossos políticos e os meios de comunicação estigmatizam esses homens, mulheres e crianças como ameaças e encargos. Não podemos deixar que os nossos governos fechem todas as nossas fronteiras e construam cercas para manter as pessoas em necessidade fora. Isto não é o que a Europa deve ser”, lê-se no apelo europeu.

Os organizadores da iniciativa em Portugal pedem aos cidadãos que pretendem juntar-se à acção de solidariedade que levem "um bem essencial": "Os bens recolhidos serão posteriormente separados por categorias, divididos e entregues à recém criada Plataforma de Apoio aos Refugiados."

Na capital, a concentração faz-se na Praça do Marquês de Pombal; no Porto, o ponto de encontro é na Avenida dos Aliados; em Coimbra, na Praça 8 de Maio; em Faro, a partida faz-se do Largo da Sé; e em Felgueiras na Praça da República. Em todos os casos, a iniciativa começa às 15 horas e os organizadores sugerem ainda que se leve “uma mensagem de boas-vindas à Europa” numa folha A4.

Sugerir correcção
Comentar