Selecções masculina e feminina confiantes

Realiza-se neste fim-de-semana, no CAR Rugby do Jamor, o torneio europeu de repescagem para os Jogos Olímpicos

Foto
Foto

Os responsáveis pelas duas selecções nacionais de sevens assumiram nesta sexta-feira a ambição de marcarem presença nas repescagens finais de acesso aos Jogos Olímpicos. Em conferência de imprensa, foi feita a projecção do torneio europeu de repescagem, que decorrerá sábado e domingo nos relvados do CAR Rugby do Jamor, e a equipa masculinas assumiu-se como “favorita”.

Após um mau Circuito Europeu, Tomaz Morais, director técnico nacional, afirma que a formação masculina tem a “responsabilidade” de terminar num dos três primeiros lugares: "O nosso objectivo é claro: alcançar uma das três primeiras posições, que permitem a presença na repescagem final para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Jogamos em casa e a responsabilidade está do nosso lado."

O treinador Pedro Netto, aponta a Rússia como o mais forte adversário luso neste torneio e também acentuou a responsabilidade de Portugal. "Das 12 selecções que vão participar nesta repescagem, somos a única que marcou presença no Circuito Mundial na última época. Jogamos perante o nosso público e não podemos falhar."

Foto

O discurso de Pedro Leal, capitão de equipa, não é diferente. O “4” da equipa portuguesa diz que Portugal é “favorito”, colocando a Rússia "como o mais forte opositor", alertando ainda para a Alemanha, “um conjunto forte”, e para a Irlanda, "uma incógnita na variante de sevens".

Embora tenha menos responsabilidade e uma missão mais difícil, a selecção feminina também sonha com a presença na repescagem final. "De todos os nossos adversários, a selecção mais difícil será a Espanha", opinou Marta Ferreira, capitã da formação nacional, que inicia a campanha frente à Alemanha.

João Mirra, treinador da formação feminina, acredita na força mental das suas jogadoras: "Vamos encarar cada jogo como se fosse uma final. O nosso objectivo é ficar entre os primeiros três classificados."

A selecção masculina está incluída no Grupo C e defrontará no sábado, na fase de grupos, três selecções teoricamente acessíveis: Ucrânia (11h44), Polónia (14h44) e Bélgica (18h50).As senhoras terão como rivais no primeiro dia a Alemanha (12h06), a Dinamarca (15h06) e a Espanha (18h28), uma das principais favoritas aos primeiros lugares.

Sugerir correcção
Comentar