Camisola com garantia de 30 anos é feita em Portugal

Jovem britânico quis criar uma camisola “que dure uma vida inteira” e encontrou na Serra da Estrela a fábrica ideal para a produzir. Para isso, Tom Cridland lançou uma campanha de “crowdfunding”

Foto

Tom Cridland estava farto da obsolescência programada que reina no mundo da moda. “As grandes cadeias fazem roupas que acabam deliberadamente ao fim de algum tempo para que nós, os clientes, tenhamos que voltar para comprar mais. É injusto e desnecessário”, começa por explicar o jovem britânico, líder da empresa homónima que acaba de lançar uma camisola com uma garantia de 30 anos.

Não deveria ser necessário fazê-lo”, diz ao P3, ao telefone a partir de Inglaterra. “Deveríamos ter direito a produtos duradouros.” Daí que Tom, filho de mãe portuguesa e a viver entre Londres e Cambridge, tenha decidido criar e produzir uma “sweatshirt” que “dure uma vida inteira”. Não é bem uma vida inteira — são 30 anos —, mas é uma garantia muito acima da normalmente praticada.

As raízes familiares levaram Tom Cridland, de 24 anos, a escolher Portugal como local de confecção das camisolas. “Sei que o país, mais do que qualquer outro na Europa, faz roupa fabulosa e tem uma incrível indústria têxtil”, justifica. “Portugal é um sítio ignorado em termos de têxtil, ainda que Lisboa e Porto estejam em alta no turismo”, continua.

Foto

As camisolas, todas de manga comprida, são feitas de um algodão “extremamente resistente” (80%) e poliéster “premium” (20%). É a aplicação de “um tratamento único de silício” que impede que a peça encolha e as três costuras permitem que “envelheça melhor”. Tudo a partir de “técnicas manufacturadas” que uma empresa com 50 anos de experiência, na Serra da Estrela, ainda mantém. A marca vai apostar em cinco cores (vermelho, azul escuro, cinzento, azul eléctrico e branco), disponíveis em oito tamanhos diferentes.

Na campanha de “crowdfunding” que lançou no Kickstarter, Tom está à procura de financiamento no valor de 50 mil libras (cerca de 69 mil euros) até 15 de Julho. O apoio mínimo é de uma libra (1,36 euros) e dá direito a agradecimentos nas redes sociais. Já uma camisola com garantia de 30 anos tem um custo de 55 libras (75 euros) e a previsão é que as encomendas sejam enviadas a partir do mês de Julho.

As camisolas não são a primeira peça de roupa que Tom cria — nem esta é a primeira campanha de “crowdfunding” que lança. Em Janeiro de 2015, o jovem britânico formado pela Universidade de Bristol conseguiu financiar, com sucesso, a produção “100% portuguesa” de uma linha de calças de algodão de várias cores. Entretanto, a marca ganhou fama ao patrocinar, oficialmente, Elton John e o baterista Nigel Olsson.

A produção de “sweatshirts” de algodão afigurou-se como “o passo seguinte ideal”, uma vez que “são muito populares” entre homens e mulheres. Daí a opção por um corte “unissexo e moderno”. Para já, a marca Tom Cridland vende online para todo o mundo (e os Estados Unidos são um mercado importante) e em algumas lojas de Inglaterra.

Artigo corrigido às 14h58 de 5 de Junho

Sugerir correcção
Comentar