Stade Français e Toulouse levam os líderes ao tapete

Com as derrotas de Clermont e RC Toulon, a luta pelos dois primeiros lugares ficou ao rubro, quando faltam disputar cinco jornadas na Fase Regular do Top 14

Foto
Pedro Meneses

A apenas cinco jornadas de se concluir a Fase Regular, o Top 14 contínua com tudo por decidir e ninguém pode dar-se por tranquilo. Nos lugares cimeiros, as derrotas de Clermont e RC Toulon, contra Stade Français e Toulouse, respectivamente, deixaram os cinco primeiros separados por oito pontos. No fundo da tabela, o Castres ganhou novo fôlego ao conseguir uma importante vitória em Grenoble.

A jornada abriu com a vitória do Racing Metro, em Bayonne. Com Sexton de volta ao seu melhor nível, a equipa de Paris conseguiu bater os bascos, por 12-6, fortalecendo assim o 4.º lugar e aproximando-se do duo da frente. Já o Bayonne caiu para a 11.ª posição e está numa posição mais difícil na luta pela manutenção.

A outra equipa de Paris conseguiu uma grande vitória na recepção ao líder Clermont: 40-26. Numa partida com nove ensaios, o Stade Français soube levar a melhor sobre o seu adversário graças a uma primeira parte de grande nível – 27-7 ao intervalo. A equipa visitante ainda recuperou algum terreno nos últimos 40 minutos, com um jogo muito ofensivo e uma grande exibição do ponta fidjiano Nalaga, mas a equipa da casa soube manter a distância e os segurar os quatro precisos pontos.

Foto

O La Rochelle foi um dos grandes vencedores deste fim-de-semana, ao alcançar a sua primeira vitória como visitante nesta época, contra o Bordeaux-Bègles, por 22-21. Muito pragmáticos e organizados nas fases estáticas, a equipa de La Rochelle encontrou sempre maneira de desfazer o jogo adversário, com o seu abertura Fortassin a mostrar que atravessa um grande momento de forma (17 pontos). O Bordéus, mesmo tendo somando um ponto de bónus defensivo, perdeu uma grande ocasião para se aproximar dos lugares que darão acesso a disputar o play-off.

Foto
Foto

Montpellier e Oyonnax receberam e venceram o Lyon e o Brive, respectivamente. A equipa de Jack White alcançou o ponto de bónus ofensivo, depois de triunfar por 45-17, enquanto o Oyonnax alimentou o sonho de obter a qualificação para o play-off, ao derrotar o Brive, por 24-3.

O RC Toulon, que tinha a possibilidade de se isolar na liderança, depois da derrota do Clermont, foi batido pelo Toulouse, por 34-24. O jogo foi disputado no Stade Velodrome, em Marselha, que registou uma assistência de 64818 espectadores. O campeão francês até começou bem e vencia por 18-7 ao intervalo, após dois grandes ensaios do jovem ponta Tuisova. Porém, na segunda parte, o Toulouse deu a volta ao jogo com Maxime Medard em destaque. O internacional francês marcou dois ensaios e iniciou a jogada do terceiro, finalizado por Vermaak. Com esta vitória, o Toulouse reforça a sua posição no top-6.

A última partida da jornada foi um duelo entre vizinhos e o Castres viajou até Grenoble onde venceu, por 16-12. A equipa visitante até começou melhor, com um ensaio logo aos três minutos, mas a vitória do Castres deveu-se sobretudo a erros adversários. A equipa da casa desperdiçou quatro penalidades habitualmente ao alcance do seu abertura Jonathan Wisniewski, mas também desperdiçou duas excelentes oportunidade de ensaios, quando os seus jogadores já estavam dentro da área de ensaio adversária. O Castres, mesmo com alguma indisciplina que lhes podia custar caro, soube aproveitar a dinâmica do jogo, e alcançar um importantíssimo triunfo, que permite aos antigos campeões franceses abandonar o último lugar.

Sugerir correcção
Comentar