Governo lança três prémios de Design e tem 7500 euros para cada um

No ano do design português, prémios homenageiam Sebastião Rodrigues, Daciano da Costa e Pádua Ramos. Candidaturas abertas até 31 de Maio

Foto
Life of Pix|Pixabay

Designers profissionais de nacionalidade portuguesa, a trabalhar no país ou fora, e estudantes portugueses finalistas de design ou recém-formados, que tenham concluído o curso após o ano de 2010. As candidaturas aos três prémios de Design, criados no âmbito do Ano do Design Português, estão abertas e vão homenagear três protagonistas do panorama do design nacional. Prémios são de 7500 euros para cada categoria.

A iniciativa anual do Secretário de Estado da Cultura e do Ministério da Economia “pretende estimular a produção de design de qualidade e o investimento em inovação e investigação nesta área, bem como reconhecer e divulgar os melhores projectos de design de comunicação, de produto e de interiores, como factor de inovação, de competitividade e de cultura, sensibilizando o público para a relevância das obras de design de autores portugueses”, explica a organização num comunicado enviado às redacções.

Dois dos prémios homenageiam personalidades já distinguidas pelo extinto Centro Português de Design - Daciano da Costa e Sebastião Rodrigues – e outro assinala o trabalho de Pádua Ramos. Para cada prémio há um valor de 7500 euros, sendo 5000 euros para a modalidade de designers profissionais e 2500 para a de designers finalistas ou recém-formados. O júri poderá ainda atribuir menções honrosas.

As candidaturas devem ser apresentadas até ao dia 31 de Maio, com o envio do currículo para premios@designportugues.pt. No email devem constar os dados de identificação do designer (nome completo, morada, email, telefone, cartão de cidadão, NIF), um portfólio de trabalhos e memória descritiva de um projecto, assinalando a qual dos prémios se candidata.

Os designers finalistas vão ver os seus trabalhos numa exposição, a decorrer até Setembro de 2015. O regulamento completo pode ser consultado aqui ou aqui.

Sugerir correcção
Comentar