Bem-vindos à Guinness Pro 12

A competição que reúne clubes irlandeses, escoceses, galeses e italianos viu cumprida neste fim-de-semana a 15.ª jornada

Foto
DR

São 12 equipas profissionais da Irlanda, da Escócia, do País de Gales e da Itália, mas no final ganham quase sempre os galeses e irlandeses. A Guinness Pro 12 que, juntamente com a Premiership e o TOP 14, apura clubes para as competições europeias, teve, no entanto, um finalista escocês em 2014 (Glasgow Warriors), que todavia acabou batido pelo Leinster, na despedida de Brian O’Driscoll e Leo Cullen (34-12).

Nesta época, o Ulster começou um ritmo mais lento do que o habitual, mas todas as províncias irlandesas têm mostrado que este será um ano “verde”. Do lado galês, os Ospreys têm sido os mais activos na luta por um lugar nos play-offs, enquanto do lado escocês, a equipa de Gregor Townsend, os Warriors, têm mostrado qualidade, com um râguebi diversificado que os tem levado ao topo da tabela.

Neste fim-de-semana, realizou-se a 15.ª jornada, com uma surpresa: a vitória em casa do Treviso frente aos Cardiff Blues por 40-24. Foi a terceira vitória dos italianos (as outras duas frente aos conterrâneos Zebre, de Parma). O desfecho final, porém, ficou a dever-se mais à desconcentração defensiva do lado galês, pois bastou ao Treviso acelerar um pouco e jogo e logo a defesa dos Blues ficava pregada ao chão.

Foto

Nos restantes embates, Connacht cumpriu frente ao Newport Gwent Dragons, com uma vitória em solo galês (25-30); Leinster, sem surpresa, bateu o Zebre, por 29-8; Ulster teve alguma dificuldade em derrotar o Edimburgo (que se apresenta a um nível competitivo ligeiramente mais elevado comparativamente aos últimos anos), mas acabou por fazê-lo, muito por culpa da noite errática do pontapeador escocês Tom Heathcote, tendo neste mesmo departamento Ruan Pienaar sido mais assertivo. Glasgow bateu os Ospreys, por 19-16.

No jogo mais entusiástico da jornada, o Munster visitou os Scarlets tendo a partida terminado com um empate a 25 pontos. A equipa dos Scarlets demonstrou muita resistência na defesa, contra fases e fases montadas pela província do Munster, mas vacilou nos minutos finais. Apesar do primeiro ensaio do jogo apenas ter surgido aos 53 minutos para o lado irlandês, foi um jogo muito aberto e decidido já depois dos 80 minutos, com um ensaio de JJ Hanrahan, depois de 15 fases de jogo montadas.

Com estes resultados, Glasgow lidera a tabela classificativa com 52 pontos, seguido de Ulster e Munster (48), Leinster (47) e Ospreys (45).

Sugerir correcção
Comentar