Os Jogos de Lisboa estão de volta

As Olisipíadas, evento dirigido a jovens da capital, vão arrancar em Fevereiro e o râguebi será uma das modalidades em competição

Foto

Para uma geração de lisboetas foi um evento marcante no final dos anos 80 e durante a década de 90, mas os beneficiários do regresso das Olisipíadas, os Jogos Desportivos da Cidade de Lisboa, nunca tiveram a oportunidade de assistir à competição. Recuperando uma prova que se disputou pela primeira vez em 1987, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) voltará a organizar, após um interregno de mais de uma década, os jogos desportivos da cidade e o râguebi, através da variante de sevens, será uma das modalidades abrangidas pelo evento.

O público-alvo serão crianças dos 6 aos 14 anos, incluindo jovens com necessidades de saúde especiais, e durante os próximos meses as Olisipíadas, o primeiro evento desportivo co-organizado pela CML em parceria com as novas 24 Freguesias da cidade de Lisboa, prometem animar a capital portuguesa.

Contando com o apoio do Comité Olímpico e Paralímpico, do Desporto Escolar e envolvendo as federações e as associações das diferentes modalidades, as Olisipíadas serão constituídas por competições de andebol, atletismo, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica, judo, natação, skate, ténis de mesa e voleibol, para além, claro, do râguebi.

Foto

Com o prazo de inscrições para o evento a decorrer até ao final deste mês (mais informações aqui), a CML estima que as Olisipíadas contem com a participação de cerca de três mil crianças ao longo dos cinco meses do programa, que será dividido em duas fases. A primeira, que terá início a 21 de Fevereiro, será organizada pelas juntas de freguesia e irá apurar os seus representantes para a Fase Final, a realizar nos meses de Maio e Junho.

Foto

Jorge Máximo, vereador do Desporto da autarquia, destaca que os antigos Jogos da Cidade de Liaboa "tiveram a capacidade de abrir o caminho no desporto para milhares de jovens” e sublinha que depois da reforma administrativa da cidade este é o "momento certo" para recuperar o evento.

Consciente das “dificuldades que atravessam muitas instituições desportivas", o autarca considera que esta é uma excelente oportunidade para o movimento associativo "conquistar novos públicos", aproveitando esta "janela de oportunidade" proporcionada por um evento direccionado "para quem está a começar” e “para quem ainda deve experimentar".

Em relação ao râguebi, onde a competição será para crianças dos 8 aos 14 anos, o apuramento para fase final dos representantes das 24 freguesias acontecerá a 18 e 19 de Abril, sendo que a etapa decisiva dos sevens nas Olisipíadas terá lugar a 30 e 31 de Maio, no Estádio Universitário de Lisboa.

Sugerir correcção
Comentar