Antevisão do Belenenses-CDUL

No arranque da última jornada de 2014 da Divisão de Honra, o campeão nacional terá uma curta deslocação até ao Restelo

Foto
Filipe Monte

No segundo jogo em que CDUL e Belenenses se defrontam nesta época, ambos os clubes chegam a este confronto moralizados depois de terem vencido de forma convincente na semana passada para a Taça de Portugal. Os “universitários” eliminaram o grande rival e detentor do título Direito, enquanto os “azuis” foram até à Sobreda vencer o Benfica com categoria. Se no primeiro encontro entre as duas formações esta época só deu CDUL, no sintético do Restelo a equipa liderada por Damian Steele volta a ser favorita.

Apesar do bom resultado, o treinador do CDUL não ficou satisfeito com o comportamento da sua equipa contra o Direito. Damian Steele salienta que o seu conjunto “não foi muito inteligente na maneira como jogou”. “Visto de fora parece um excelente resultado mas pela maneira como treinamos e jogamos foi algo frustrante o desempenho da equipa”, sublinha.

Segue-se um duelo no Restelo que, no entanto, terá já Valladolid no ponto de mira. Dia 28 o CDUL disputa a Taça Ibérica em Espanha e o treinador australiano admite que no jogo com o Belenenses vai “fazer mexidas na equipa”, ressalvando, porém, que a sua formação “tem que estar focada neste jogo, que se poderá tornar perigoso caso a cabeça esteja já em Espanha”.

Com alguns impedimentos, entre atletas lesionados e alguns com exames, Steele refere que irá dar “a oportunidade a jogadores menos utlizados”, contra um adversário que já este ano defrontou e que diz ter “muitos jovens jogadores, entusiastas e orgulhosos, que dão tudo dentro de campo”.

Foto

A finalizar, o técnico diz que será “um jogo difícil mas em que o CDUL tem responsabilidade de fazer uma boa partida, contra uma equipa que está abaixo de si”.

Foto

Ainda a saborear o triunfo contra o Benfica, o Belenenses termina o ano perante os seus adeptos no novo piso do seu campo, onde ainda não venceu. Sobre o jogo da Taça de Portugal, João Uva mostrou-se satisfeito com o rendimento da sua equipa, sublinhando que este “foi dos primeiros jogos em que a sua equipa conseguiu implementar o plano de jogo tal e qual como o tem treinado, conseguindo superiorizar-se nos ‘breakdowns’”.

Foto

Mantendo o princípio de que “ainda muito há a melhorar” o líder do emblema da Cruz de Cristo, sem saber se poderá contar ou não com os jogadores que regressam dos sevens, reconhece que “o CDUL neste momento é superior, é favorito, está a jogar um bom râguebi”.

Contudo João Uva, no jeito sempre combativo que o caracteriza, refere que a sua equipa “vai jogar com as suas armas, dando um foco especial à defesa e com um plano de jogo que quer criar dificuldades ao CDUL” que “terá que ser superior”, porque o Belenenses “entrará a querer disputar o jogo de igual para igual”.

A querer limpar a má imagem deixada há duas semanas em casa frente ao CDUP, o treinador do Belenenses conclui dizendo que “este é um ano de mudança, uma mudança de geração em que não dá para mudar tudo ao mesmo tempo”.

Acompanhe as últimas notícias da Divisão de Honra na página do Facebook da Review Sports.

Sugerir correcção
Comentar