Sitpack: será este o banco mais pequeno do mundo?

Três jovens dinamarqueses criaram um banco regulável, dobrável e portátil que se apresenta como o “mais pequeno do mundo”. Campanha de crowdfunding no Kickstarter é um sucesso

Há alguns anos, o dinamarquês Jonas Bendixen esperou três horas, a pé, para assistir a um concerto. Isto já aconteceu a qualquer um de nós — basta trocar “um concerto” por outro evento e logo nos apercebemos de que já passámos muitas horas à espera, de pé, que algo acontecesse. Para evitar este incómodo, o jovem decidiu criar, com mais dois amigos, o Sitpack. Descrevem-no como o banco “mais pequeno do mundo”, com apenas uma perna, e estão à procura de financiamento através de uma campanha de crowdfunding que já é um sucesso.

A ideia sempre foi desenvolver um produto regulável, dobrável e portátil que se transforme no melhor amigo de quem espera, mantendo a facilidade de utilização. Mas o Sitpack pode substituir um banco ou cadeira de trabalho para músicos ou outros criativos que precisem de estar sentados a uma altura mais elevada do que o normal.

Feito de policarbonato, um material “leve e à prova de bala”, cada Sitpack vai custar perto de 40 euros e está disponível em seis tons diferentes. Tem a “portabilidade de uma garrafa de água” (cabe num bolso, por exemplo), pesa 380 gramas e suporta um peso máximo de 130 quilogramas. É um “produto complexo com um design simples”, garantem os criadores, e foi inspirado nos mecanismos dos telescópios e dos tradicionais bancos de madeira de altura regulável.

Foto
Clica na imagem para aumentar

De acordo com os três amigos dinamarqueses, o Sitpack mantém as costas, a pélvis e as pernas numa posição ideal, permitindo que estas últimas balancem e aumentando a circulação sanguínea nesses membros. Apenas 30% do peso do corpo fica no cóccix, o restante é distribuído.

“Não somos os primeiros empreendedores a pensar sobre a portabilidade dos bancos e dos seus muitos benefícios. A primeira patente para um banco dobrável foi atribuída no século XVII, pelo que devemos ter percorrido um grande caminho deste então, certo? Na verdade, não. São mais ou menos as mesmas construções de há cem anos”, explicam os criadores na página da campanha do Kickstarter.

Nesta plataforma internacional de crowdfunding, decidiram pedir 450 mil coroas dinamarquesas (perto de 60 mil euros). A três dias do final já conseguiram angariar mais de 808 mil coroas dinamarquesas (perto de 109 mil euros). Os produtos encomendados através desta campanha vão ser entregues em Abril de 2015.

Sugerir correcção
Comentar