Portugal mereceu a Elite

Com uma excelente exibição, a selecção nacional derrotou a Rússia e garantiu o apuramento para o Campeonato da Europa de Sub-18

Foto
Miguel Carmo

No início da segunda parte a qualificação ainda esteve tremida, mas Portugal não deixou fugir nesta sexta-feira o apuramento para o Campeonato da Europa de Elite no escalão de Sub-18, que terá lugar no próximo ano em França. No Campo de Honra do Estádio Nacional, a equipa portuguesa realizou uma grande exibição, derrotou a Rússia por 37-10, e venceu o torneio triangular que serviu de qualificação.

Depois de Portugal e Rússia venceram a Roménia no primeiro jogo disputado na competição, o duelo entre portugueses e russos eram uma autêntica final onde o vencedor garantia o passaporte para o Europeu de Elite do próximo ano, prova para a qual já estavam apuradas a França, a Inglaterra, a Irlanda, a Escócia, o País de Gales, a Itália e a Geórgia.

E desde o pontapé de saída que se percebeu que os jogadores portugueses estavam inspirados. Logo aos 4’, uma grande jogada de Frederico Filipe foi bem finalizada por Vasco Ribeiro e Portugal passou e vencer, por 7-0. A partir dos 10 minutos, a Rússia conseguiu equilibrar a partida, mas uma penalidade convertida por Frederico Filipe deu uma vantagem ao intervalo de 10-0 à equipa nacional.

Foto

Após o descanso, a Rússia entrou a todo o gás e durante 10 minutos Portugal tremeu: aos 6’, os russos chegaram ao ensaio e quatro minutos depois empataram o jogo a 10 pontos. Mas o susto espicaçou os jogadores portugueses que arrancaram para uma parte final de partida de grande qualidade.

Nos sete minutos seguintes à Rússia empatar, duas penalidades de Frederico Filipe colocaram Portugal na frente por 16-10. Após a segunda, a bola foi ao centro, José Luís Cabral conquistou a oval, levou tudo à frente e após uma corrida de 60 metros fez o segundo ensaio português (23-10).

Com a vantagem, Portugal ganhou ainda mais confiança e partiu para um triunfo robusto: aos 64’, Vasco Ribeiro furou a defesa e a fez o seu segundo ensaio (30-10) e, na última jogada, foi a vez de Xavier Gonçalo fazer o toque de meta e fixar o resultado final, em 37-10.

Sugerir correcção
Comentar