Vitória épica de Portugal contra a Espanha

Com um ensaio na “bola de jogo”, a selecção nacional garantiu o apuramento para a final do Campeonato da Europa de Sub-19

Foto
Miguel Carmo

A exibição esteve longe de ser brilhante, a Espanha conseguiu durante grande parte do jogo ser superior, mas o enorme coração da equipa portuguesa garantiu à selecção nacional o apuramento para a final do Campeonato da Europa de Sub-19. Num duelo ibérico intenso e com bastante nervosismo de parte a parte, Portugal garantiu a vitória por 12-8 com um ensaio de Pedro Cordeiro na “bola de jogo”.

Um ensaio da Espanha logo aos seis minutos, após Portugal perder um alinhamento favorável dentro da sua área de 22 metros, foi o prenúncio de uma exibição portuguesa onde o nervosismo foi a nota dominante. Na primeira parte, a bola circulou quase sempre em mãos espanholas, mas a boa defesa nacional foi impedindo que essa supremacia se traduzisse em pontos e já perto do final da primeira parte, Duarte Diniz fez o primeiro ensaio de Portugal – o capitão português já tinha marcado dois ensaios contra a Bélgica, nos quartos-de-final.

A vencer por 7-5, Portugal voltou a mostrar-se intranquilo no segundo tempo, mas a desvantagem pareceu afectar igualmente a Espanha e o jogo tornou-se atípico, com falhas sucessivas das duas equipas. Porém, a meio da segunda parte, a selecção nacional ficou reduzida a 14 jogadores e na sequência da jogada a Espanha converteu uma penalidade e passou novamente para a frente (7-8).

Foto

Com mais coração do que cabeça, Portugal procurou reagir e nos últimos cinco minutos instalou-se na área de 22 metros espanhola, mas uma penalidade em zona frontal aos postes desperdiçada por Pedro Cordeiro parecia entregar à Espanha a presença na final.

Foto

O jogo, todavia, ainda não tinha terminado. Após recuperar a bola e com apenas mais uma oportunidade, Portugal construiu uma jogada com várias fases, foi avançando no terreno, e seria Pedro Cordeiro a fazer na “bola de jogo” o toque de meta que garantiu à selecção nacional uma sofrida, mas muito saborosa vitória frente à Espanha (12-8).

Na final, que se vai disputar no próximo sábado, às 17h00, no Campo de Honra do Estádio Nacional, Portugal vai defrontar a Geórgia, que nesta quarta-feira bateu a Rússia, por 41-5.

Vê o resumo do jogo aqui.

Sugerir correcção
Comentar