Resumos da 2.ª Jornada: CDUL-CDUP

No duelo entre “universitários”, a equipa de Lisboa cumpriu o objectivo de vencer com a conquista do ponto de bónus ofensivo

Na temporada passada o CDUP abandonou o Estádio Universitário de Lisboa com a derrota mais pesada da época (10-81). Este ano, embora o resultado final tenha sido bem menos pesado, a formação do Porto volta a não guardar boas recordações da visita à casa do CDUL: Martim Bettencourt ressentiu-se da grave lesão sofrida há um ano no joelho e vai ter de voltar a parar.

O resultado final de 40-7 reflecte a já esperada superioridade dos campeões nacionais, mas tal como tinha acontecido na jornada inicial, em Monsanto, contra o Direito, a jovem equipa do CDUP voltou a dar uma interessante réplica a um rival de outro campeonato.

O CDUL entrou forte no encontro e aos 24 minutos já vencia por 19-0 (ensaios de Gustavo Castro, Tiago Girão e David Araújo), mas aos poucos os nortenhos começaram a equilibrar a partida e o desejado quarto ensaio da equipa treinada por Damian Steele foi sendo bem adiado pelo CDUP, que não voltou a sofrer pontos até ao intervalo.

Foto

No entanto, o ponto de bónus ofensivo seria garantido pelo CDUL 10 minutos após o descanso. A irreverência portuense seria, porém, recompensada aos 62’, quando Francisco Vieira concluiu uma excelente jogada do CDUP e fez o único ensaio da equipa do Porto na partida.

Foto

Mas o CDUL tinha o encontro controlado e conseguiria ainda mais dois toques de meta até final, fixando a diferença no marcador após os 80 minutos em 33 pontos: 40-7.

Foto

A longa maratona de confrontos entre as duas equipas em quatro escalões (seniores, sub-23, sub-18 e sub-16) terminaria com uma terceira parte “entre irmãos”, mas a jornada entre "universitários" ficou machada pela má notícia da lesão de Martim Bettencourt.

O internacional português, que regressou esta época aos relvados após sofrer há um ano uma grave lesão no joelho ao serviço da selecção nacional de sevens, na Austrália, ressentiu-se da mazela: no início da segunda parte, o menisco do terceira-linha cedeu.

O talentoso jogador do CDUP realizou nesta segunda-feira uma ressonância magnética e o tempo de paragem ainda não é conhecido, embora as primeiras previsões apontem para uma lesão menos grave do que a anterior.

Acompanhe as últimas notícias da Divisão de Honra na página do Facebook da Review Sports.

Sugerir correcção
Comentar