Festa All Black em La Plata

A vitória bonificada da Nova Zelândia na Argentina garantiu aos campeões do mundo o triunfo no Rugby Championship 2014

Foto
Reuters

Uma exibição irrepreensível da Nova Zelândia em La Plata garantiu aos actuais campeões do mundo assegurarem ao início da madrugada deste domingo a conquista, pela terceira vez consecutiva, do Rugby Championship, quando ainda falta disputar uma jornada da prova.

Frente a uns Pumas que voltaram a mostrar uma enorme competência, os All Blacks marcaram os quatro ensaios que necessitavam para garantir o ponto de bónus ofensivo e, com o triunfo por 34-13, colocaram um ponto final nas poucas dúvidas que ainda restavam sobre quem seria o vencedor da competição.

Depois de a África do Sul somar cinco pontos contra a Austrália, a Nova Zelândia sabia que teria que imitar os sul-africanos para festejar a conquista da prova na Argentina, mas apesar de os All Blacks terem feito uma exibição de muito bom nível, os Pumas de Daniel Hourcade adiaram durante 68 minutos a festa neozelandesa.

Foto

Com uma entrada em jogo avassaladora, Richie McCaw e companhia marcaram dois ensaios exemplares nos primeiros 25 minutos. Aos 12’, numa jogada desenhada a "régua e esquadro", os três-quartos neozelandesas circularam de forma perfeita a bola após um alinhamento e com uma assistência magistral de Israel Dagg, Ben Smith fez o primeiro ensaio.

Foto

Treze minutos mais tarde, as linhas-atrasadas dos All Blacks voltaram a dar espectáculo, com os mesmos protagonistas a concluírem a jogada: desta vez, Smith retribuiu a gentileza a Dagg e o “15” da Nova Zelândia fez o toque de meta. Com mais duas penalidades de Beauden Barrett pelo meio, os forasteiros venciam aos 25 minutos por 20-3.

Foto

Após o choque inicial, a Argentina acabou por recompor-se. Com a garra característica dos Pumas, os sul-americanos começaram dominar territorialmente, mas ao contrário dos neozelandesas, que nunca falhavam o apoio ao portador da bola, as jogadas de ataque argentinas terminavam muitas vezes em turnovers, quase sempre por mérito da defesa All Back.

Com 20-6 para a Nova Zelândia ao intervalo, o jogo nos últimos 40 minutos manteve-se com rotações elevadas e apesar de os Argentinos jogarem muito tempo no meio campo neozelandesas, a qualidade All Black fazia estragos no ataque: aos 57’, apenas dois minutos depois de ver um ensaio invalidado por fora de jogo, Julian Savea fez o terceiro toque de meta (6-27).

Os neozelandeses ficavam a apenas um ensaio de festejarem já a conquista do torneio, mas a Argentina vendeu cara a festa ao rival. Porém, quando até era o ensaio sul-americano que parecia iminente, um contra-ataque bem conduzido por Jerome Kaino terminou com o toque de meta de TJ Perenara, que tinha acabado de entrar, e o Rugby Championship 2014 estava entregue à Nova Zelândia (6-34).

Mas o jogo ainda não tinha terminado e com 12 minutos por jogar, a equipa de Hourcade continuou a lutar pelo merecido ensaio, que chegaria a um minuto do fim, após uma boa jogada colectiva que seria finalizada pelo ponta Horacio Agulla. Embora o triunfo All Black por 34-13 seja indiscutível, a equipa de Steve Hansen foi obrigada a jogar ao mais alto nível perante uma Argentina que voltou a merecer no final os aplausos dos seus adeptos.

Resultados:

Austrália-Nova Zelândia, 12-12

África do Sul-Argentina, 13-6

Nova Zelândia-Austrália, 51-20

Argentina-África do Sul, 31-33

Nova Zelândia-Argentina, 28-9

Austrália-África do Sul, 24-23

Nova Zelândia-África do Sul, 14-10

Austrália-Argentina, 32-25

África do Sul-Austrália, 28-10

Argentina-Nova Zelândia, 13-34

Classificação: 1.º - Nova Zelândia, 21 pontos

2.º - África do Sul, 15 pontos

3.º - Austrália, 10 pontos

4.º - Argentina, 3 pontos

Sugerir correcção
Comentar