Histórico quarto lugar no WGPS

A selecção nacional esteve perto de conseguir um lugar no pódio na Rússia

Foto
Foto

Portugal terminou a primeira etapa do Women Grand Prix Series (WGPS) 2014 num excelente quarto lugar, o melhor resultado de sempre do râguebi feminino português numa prova desta nível. No último dia da prova, disputada em Moscovo, a equipa nacional surpreendeu a França, mas depois de perder contra a Rússia, deixou fugir o terceiro posto por pouco (7-10 contra a Holanda).

Após alcançar no primeiro dia o segundo lugar do Grupo B apenas atrás da Inglaterra (que venceu a etapa), Portugal defrontou neste domingo nos quartos-de-final da Cup a França que estava invicta: triunfos contra a Alemanha (50-0), o País de Gales (29-7) e Espanha (10-5).

E, contra todas as expectativas, as jogadores nacionais deixaram as francesas fora da luta pelo título. Num jogo muito equilibrado, a França chegou aos últimos segundos na frente do marcador, mas um pontapé de ressalto na bola de jogo garantiu a Portugal um surpreendente, mas merecido, triunfo, por 8-7.

Com a vitória, a selecção nacional defrontou nas meias-finais a Rússia, mas não teve argumentos para travar as anfitriãs (0-41). O objectivo seguinte passava por um lugar no pódio, o que esteve perto de acontecer. Contra a Holanda, que tinha afastado de forma clara a Espanha (19-0), Portugal deu luta e a incerteza no marcador manteve-se até final, mas a festa foi holandesa: 10-7.

Destaque ainda para outra meritória presença portuguesa no WGPS, em Moscovo: Filipa Jales, uma das árbitras nomeadas para a prova, foi escolhida para dirigir a meia-final da Cup entre a Inglaterra e a Holanda.

Após a etapa russa, o Women Grand Prix Series 2014, prova organizada pela FIRA-AER, terá a sua conclusão em França, no próximo fim-de-semana.

Sugerir correcção
Comentar