Lobos dizem adeus ao Mundial 2015

Portugal foi derrotado neste sábado, na Rússia, por 18-34, e está fora da fase final do Campeonato do Mundo de Inglaterra

Foto
António Simões dos Santos

Durante 40 minutos a esperança de chegar ao Mundial 2015 manteve-se real, mas um início de segunda parte desastroso hipotecou de vez as possibilidades de Portugal regressar a um Campeonato do Mundo de râguebi.

Em Sochi, na Rússia, a selecção nacional estava obrigada a vencer, para adiar para a última jornada a decisão sobre quem iria disputar a fase de repescagem, mas foi displicente a atacar e frágil a defender, acabando batida pelos russos (18-34) que, desta forma, garantem o terceiro lugar no grupo europeu de apuramento.

A vitória 15 dias antes, em Bruxelas, acendeu uma luz ao fundo do túnel para Portugal, mas os Lobos voltaram a cometer os mesmos erros de partidas anteriores. Tal como tinha acontecido frente aos restantes concorrentes pelo apuramento (Geórgia e Roménia), os portugueses facilitaram na defesa e, no total dos três jogos disputados na segunda volta da qualificação contra os principais rivais, Portugal sofreu 92 pontos, tendo marcado apenas 27.

Foto

Para uma equipa que necessitava de vencer o jogo não podia começar de pior maneira. Nos instantes iniciais, os russos conseguiram marcar dois ensaios e rapidamente ganharam uma vantagem de 14-3. Portugal ainda reagiu e chegou ao ensaio por Gonçalo Uva, conseguindo chegar ao intervalo na discussão do resultado e do apuramento (17-13).

Porém, o início do segundo tempo foi desastroso para a equipa de Frederico Sousa. Num ápice, os russos marcaram três ensaios e, oito minutos após o recomeço, já tinham cavado um fosso de 21 pontos (34-13). Com o passaporte para Inglaterra entregue aos russos, Portugal ainda marcou o segundo ensaio (Gonçalo Foro), mas nunca chegou a ameaçar a vitória russa (34-18), despedindo-se, assim, sem honra do Mundial 2015.

Nos outros jogos do grupo, a Geórgia venceu em Madrid (24-17) e a Roménia derrotou a Bélgica (29-10). Com estes resultados, os belgas serão despromovidos ao Grupo 1B.

Sugerir correcção
Comentar