Brasil confirmado nos JO, Portugal já conhece processo de qualificação

A IRB anunciou oficialmente o sistema de apuramento para Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

Foto
Reuters

O râguebi, na variante de sevens, será uma das novidades nos próximos Jogos Olímpicos (JO) de 2016, que serão disputados no Rio de Janeiro, e a International Rugby Board (IRB) anunciou, nesta quinta-feira, o sistema de qualificação para o maior evento desportivo à escala mundial.

Sem surpresa, ficou confirmado que as duas selecções brasileiras (feminina e masculina) terão apuramento directo, tal como os quatro primeiros qualificados do Circuito Mundial de sevens da época 2014-15.

No entanto, se Portugal não conseguir uma dessas quatro primeiras posições – para discutir um desses lugares é necessário garantir, na presente temporada, a manutenção na competição (o último classificado perde o estatuto de equipa residente) –, ainda terá mais duas oportunidades de se apurar para o Rio de Janeiro.

Os países não qualificados após a conclusão do Circuito Mundial de 2014-15 competirão em seis torneios regionais (África, Ásia, Europa, América do Norte e Caraíbas, Oceânia e América do Sul), que serão disputados entre 1 de Junho e 31 de Dezembro de 2015, e, os seis vencedores, garantem o passaporte para os JO.

A última oportunidade de qualificação terá lugar já em 2016 e consiste num segundo torneio de apuramento que irá envolver três países africanos, três asiáticos e quatro europeus. Da América do Norte e Caraíbas, Oceânia e América do Sul estarão presentes duas selecções de cada região.

Estes 16 países serão definidos após os torneios regionais e apenas o vencedor será apurado.

Se a Inglaterra, a Escócia ou o País de Gales garantirem a qualificação, através de qualquer uma das três provas de apuramento, a Grã Bretanha ficará automaticamente apurada.

Na variante feminina, o processo de qualificação é idêntico ao masculino.

Sugerir correcção
Comentar