Restam sete vagas para o Mundial 2015

Até ao momento, já são conhecidos os nomes de 13 das 20 selecções que vão participar na competição, que terá início a 18 de Setembro do próximo ano

Foto
Reuters

Apesar de quase todos os grupos ainda terem duas selecções por definir, o sorteio ditou um “grupo da morte”, onde está incluída a Inglaterra. No Grupo A, para além do país organizador, estão também dois semifinalistas do Mundial 2011 (Austrália e País de Galês), sendo quase uma certeza que o lugar atribuído a “Oceânia 1” seja conquistado pelas Ilhas Fiji.

A completar o grupo estará uma equipa que sairá de um complexo "play-off". As selecções que vão disputar essa eliminatória apenas serão conhecidas após uma repescagem que incluiu o terceiro classificado da qualificação europeia (lugar ambicionado por Portugal), o segundo melhor na zona africana (provavelmente Madagáscar ou Uganda), o terceiro posicionado da zona das Américas (quase de certeza o Uruguai) e o país que ficar no segundo lugar do apuramento asiático.

Foi dessa forma que, em 2007, Portugal conseguiu um lugar no Mundial organizado pela França, derrotando Marrocos e Uruguai.

Foto

O Grupo B é o único onde Portugal, se conseguir o apuramento, não jogará de certeza. Dele fazem parte a África do Sul - que foi feliz no sorteio -, Samoa e Escócia. Em teoria, o lugar da selecção “Ásia 1” deverá ser do Japão e a posição “Américas 2” já foi conquistada pelo Canadá.

Os actuais campeões do Mundo vão ter como principal adversário na fase de grupos a Argentina. A Nova Zelândia ficou incluída no Grupo C, juntamente com os Pumas e Tonga. O vencedor da fase de qualificação europeia, da qual fazem parte as selecções de Portugal, Geórgia, Roménia, Rússia, Espanha e Bélgica será também adversário dos All Blacks. A completar este grupo estará a selecção que vencer o apuramento da zona africana, que será, muito provavelmente, a Namíbia.

Finalmente, o Grupo D, é quase um míni Torneio das Seis Nações. Para além da França, Irlanda e Itália, haverá outra equipa europeia (o segundo classificado do apuramento europeu – Geórgia ou Roménia), sendo que o intruso será o Canadá, vencedor da qualificação das Américas.

Sugerir correcção
Comentar