Dois papas, dois bebés e um #fromwhereistand nos melhores de 2013

Bento XVI e Francisco, uma foto no edifício mais alto do mundo e várias fotos de uma revolução. O nascimento do príncipe George o da filha de Kim Kardashian. Assim se passou o ano Instagram

Foto
Instagram

Novos filtros e 25 línguas. "Photos of You" e "Instagram Direct". Vídeo e 100 milhões de pessoas. 2013 foi um ano atarefado para o Instagram, que revelou os momentos do ano que agora termina. Em primeiro lugar surge a despedida ao Papa Bento XVI e as boas vindas ao Papa Francisco.

Uma selecção de fotos e vídeos com as etiquetas #egypt #cairo e #tahrirsquare ocupa o segundo lugar da lista, assinalando os protestos naquele país e a revolta contra o presidente Mohamed Morsi, ficando o terceiro lugar do pódio para o momento em que o fotógrafo Joe McNally @joemcnallyphoto fotografou os próprios pés — um dos #fromwhereistand my famosos do ano — depois de escalar o edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa, no Dubai.

O quarto lugar revela mais uma vez alguma sensibilidade do Instagram para as questões LGBT. No mesmo post, o Insta junta fotografias dos diferences grupos que, à porta do Supremo Tribunal dos Estados Unidos, se manifestaram a favor e contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo na Califórnia. Por outro lado, no quinto lugar surge o primeiro caso conhecido de duas pessoas (@robinmay e @matthewjay) que se casaram depois de se terem conhecido nesta rede social.

Outro ponto do globo que desperta curiosidade, nesta ou noutra rede, é a Coreia do Norte. O Instagram juntou sete jornalistas, que, de uma forma ou de outra, levantam um pouco desse véu denso e, ainda assim, impenetrável.

A sétima posição recorda o primeiro InstaMeet — evento que junta utilizadores da aplicação — na Rússia, assim como uma reunião de "igers" na Casa Branca. Os restantes destaques assinalam o nascimento do príncipe George (e de North, a filha de Kim Kardashian com Kanye West), um apelo de Michelle Obama, os primeiros passos de Kobe Bryant, o rescaldo do furacão Haiyan nas Filipinas e as fotografias possíveis de "Batkid, o herói que salvou San Francisco" (#sfbatkid).

O Instagram termina o ano (e a lista) com uma homenagem: Nelson Mandela.

Sugerir correcção
Comentar