À procura de cultura grátis? Estas páginas podem ajudar-te

São actualizadas quase diariamente, incluem todo o tipo de informações necessárias e divulgam a programação de instituições culturais por vezes esquecidas nas cidades portuguesas

Foto

Agenda Cultural dos Tesos

Desde 2011 que a Agenda Cultural dos Tesos dá sugestões de eventos gratuitos na página de Facebook. Quase todos os dias são partilhados concertos, peças de teatro, cinema, exposições, inaugurações ou workshops — em comum têm o facto de serem de entrada livre. “Tem apenas como intuito fecundar e entreter as mentes que dizem NÃO ao capitalismo, que não têm um tusto nos bolsos, ou que simplesmente pretendam manter-se actualizadas [sobre] os eventos a decorrer no país sem ter que se preocupar em ficar à entrada”, lê-se na descrição. A maior parte da informação partilhada é relativa à área metropolitana de Lisboa, mas também se encontram oportunidades noutras cidades portuguesas.

Cultura grátis em Lisboa

Se é de entrada gratuita e acontece na zona de Lisboa, então já apareceu ou vai aparecer nesta página. A Cultura grátis em Lisboa é actualizada várias vezes ao dia com propostas culturais e aceita sugestões dos seus leitores. O mote deste projecto é “Porque a cultura deve chegar ‘às mãos’ de todos” e procura, também, divulgar a programação de instituições que recebem apoio do Ministério da Cultura e das câmaras municipais. Mercadinhos, concertos em cafés/bares ou praças e peças de teatro grátis são os eventos mais frequentes.

Cultura grátis no Porto

Exposições no Aeroporto Sá Carneiro, festivais de rua, sessões de cinema ao ar livre, concertos em jardins da cidade, tardes de leitura e tertúlias em livrarias ou actividades desenvolvidas pela Fundação de Serralves são algumas das sugestões recorrentes na página Cultura grátis no Porto. Aqui não importa quem promove os eventos culturais — podem ser câmaras municipais, fundações, universidades ou a Secretaria de Estado da Cultura —, o que interessa é que seja de graça.

Lisboa Livre

O blogue Lisboa Livre está online desde 2006 e desde então que destaca actividades culturais de entrada tendencialmente livre. A agenda gratuita é feita mensalmente e basta seguir o blogue — ou a página de comunidade no Facebook — para não perder um único evento grátis ou “low cost”, com a respectiva descrição. O Lisboa Livre dá ainda informações de horários, datas e transportes alternativos para as festas, inaugurações, apresentações de livros ou conversas que acontecem pela capital.

Conheces mais projectos de divulgação de cultura grátis com actualização regular? Envia-nos um e-mail para p3@publico.pt e nós completamos a lista

Sugerir correcção
Comentar