É quase isso: quantos milhões queres ganhar?

A maioria dos anúncios, no Facebook, propõe um produto ou serviço no qual podemos gastar dinheiro. Mas os anúncios do “dinheiro infinito” são diferentes: podemos ficar milionários

Foto
blentley/Flickr

No tema "Unsustainable", dos Muse, podemos ouvir alguém dizer que uma economia baseada no crescimento infinito é insustentável. Treta. Há uns gajos que sabem como ganhar dinheiro infinito.

Tudo começa com uma imagem de um barco. Na mesma imagem, aparece alguém sorridente, que ganha doze mil euros por segundo. Na internet. Sem sair de casa. Mesmo que, aqui e ali, para apimentar o processo, não respire. Mesmo que se vire para a parede.

OK, mesmo que desligue o computador. Melhor ainda: quem chega ao topo da pirâmide continua a ganhar dinheiro, mesmo que o universo colapse. Aliás, se o universo colapsar, é porque não seguiu o processo direitinho.

Os anúncios para ganhar dinheiro fácil estão em grande, no Facebook. A maioria dos anúncios, nesta rede social, propõe um produto ou serviço no qual podemos gastar dinheiro. Estes anúncios do “dinheiro infinito” são diferentes: podemos ficar milionários.

Toda a gente diz o mesmo: começou com quinze cêntimos, hoje tem um milhão. No fundo, como alguns milionários que não são filhos de José Eduardo dos Santos.

Dizem, também, que no início não acreditavam. Isto é meia verdade: falta dizer que ainda não acreditam, mas que são pagos para dizer o contrário.

Contrariamente a todas as tendências, não vão ficar com o segredo do sucesso só para eles: vão partilhar. No Facebook. Com toda a gente. Podemos ser todos giga ou teramilionários. E depressa. Um dos anúncios chega mesmo a dizer: “Ficará rico ainda antes de perceber que isto é uma burla”.

Quando alguém duvida, os promotores dos anúncios dizem, sobranceiramente, “tu não sabes”. Percebo a ideia: só sabemos como é ficar sem um molar, se no-lo arrancarem. A mim já me arrancaram um. De facto, só fiquei a saber nesse dia como não é espectacular.

Se quisermos perceber “o processo”, através do qual vamos ficar milionários, não teremos caminho fácil. Pelos vistos, existe uma base de dados, onde são listadas coisas e cenas, em geral, que são partilhadas, através de conhecimentos e de redes. Através dessa partilha, vamos progredindo e ficando mais próximos do Darth Vader.

É exactamente como a "Força", no Star Wars: ninguém percebe nada. Com a diferença que, neste caso, se ganha dinheiro. Em vez de se colocar um porco, de um lado, e sair uma chouriça, do outro, coloca-se um porco e sai uma vara.

Em alguns casos, a explicação deste “negócio” também pode ser válida para um acelerador de partículas, um forno a lenha ou um aspirador.

Estes anúncios sobre alguém ganhar 150 mil euros em dois dias, sem sair de casa ou até sem existir, só têm um mal: nunca acabam com a imagem do barco, semanas depois, a afundar.

Sugerir correcção
Comentar