Microsoft acrescentou novas funcionalidades ao motor de busca Bing

O novo Bing passará a mostrar alguma informação directamente na caixa de pesquisa, ainda antes de ser mostrada a página de resultados

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Uma das novas funcionalidades do Bing mostra resultados directamente na caixa de pesquisa

A Microsoft desenhou um novo logótipo e acrescentou funcionalidades ao Bing, o motor de busca que concorre com o Google, mas que tem uma quota de mercado muito reduzida. As novidades foram apresentadas nesta segunda-feira, mas ainda não estão disponíveis para os utilizadores. 

O novo Bing passará a mostrar alguma informação directamente na caixa de pesquisa, ainda antes de ser mostrada a página de resultados e à medida que o utilizador introduz os termos pelos quais pretende fazer a busca. Por exemplo, uma pesquisa pelo nome de uma celebridade fará com que apareçam não apenas sugestões das pesquisas frequentes a acompanhar aquele nome, mas também uma pequena biografia e "links" para "sites" relacionados com as pessoas em causa. 

Uma outra funcionalidade passará a mostrar, acima dos resultados da pesquisa, informação que procura responder directamente à pesquisa feita: quando um utilizador coloca o nome da cidade e a palavra “tempo”, o Bing mostrará uma previsão meteorológica. A Microsoft chama a esta funcionalidade "pole position" e explica que a informação é apresentada para as pesquisas em relação às quais tem um grau de confiança elevado sobre as intenções do utilizador. 

As novidades são uma evolução do que o Bing já fazia e são semelhantes a funcionalidades que existem no Google – há muito que os motores de busca deixaram de servir como uma espécie de índice pesquisável da Web e têm concentrado esforços em desenvolver tecnologia capaz de compreender as intenções e a linguagem natural dos humanos e apresentar respostas o mais rapidamente possível. 

A nova página do motor de busca passa também a ajustar-se ao tamanho de ecrã de vários dispositivos, incluindo telemóveis e "tablets"

Quota de mercado diminuta

A Microsoft revelou ainda uma imagem de como o aspecto e funcionalidades do Bing poderão evoluir e que dá pistas sobre como a Microsoft antevê o futuro próximo da pesquisa "online". A imagem mostra uma página de resultados para uma pesquisa pela cantora Kate Perry dividida em vários blocos, entre os quais um de notícias, outro de mensagens publicadas no Twitter e um outro para publicações no Facebook relacionadas com a artista. Um outro bloco mostra canções com um botão de "play", indicando que podem ser tocadas logo a partir da página de resultados. 

O Bing foi lançado em Junho de 2009 e ao longo dos últimos quatro anos conseguiu uma quota de mercado diminuta. De acordo com a analista Net Applications, o motor da Microsoft está na quarta posição, com 5,4,% do mercado global das pesquisas feitas a partir de computadores. O Google é o líder incontestado, com 71%. Entre os dois, surgem o motor de busca chinês Baidu (15,8%) e o Yahoo (6,5%). 

Nos telemóveis e "tablets", o Google tem um domínio ainda maior, com 90% das pesquisas (este motor de busca está integrado no sistema operativo Android, que equipa a maioria dos dispositivos móveis). O Bing tem 2,8%, de acordo com aquela analista. 

O novo desenho faz parte da estratégia da Microsoft de uniformizar a experiência de utilização vários produtos, que incluem o Windows, o Office, o sistema para telemóveis Windows Phone, o email Outlook.com e a consola Xbox.

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