Designers portugueses lançam livro no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Livro de projectos “Letras na Paisagem” é lançado em Fevereiro. Lizá Ramalho e Artur Rebelo são os fundadores do atelier de design R2, no Porto

Foto
Os designers portugueses Lizá Ramalho e Artur Rebelo fundaram o atelier R2 Nelson Garrido

Os designers portugueses Lizá Ramalho e Artur Rebelo vão lançar o livro de projectos “Letras na Paisagem”, em Fevereiro, no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, anunciou esta quarta-feira o atelier dos criadores.

O lançamento, marcado para 6 de Fevereiro, está inserido no evento “Ano de Portugal no Brasil” e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, através da Direcção Geral das Artes (DGArtes) e do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Este projecto inédito do atelier português de design R2 é descrito como “um ensaio visual que explora o livro do seu ponto de vista estrutural”, que irá dar a conhecer, através de alguns exemplos, a relação entre os processos criativos e os projectos desenvolvidos pela dupla de criadores.

Na apresentação será realizada uma conferência com a participação do arquitecto Pedro Bandeira, outro colaborador da obra, e será ainda projectado um vídeo experimental correalizado pela R2 e Pedro Maia.

O atelier de design R2 foi fundado por Lizá Ramalho e Artur Rebelo no Porto, em 1995, trabalhando com diversas organizações culturais, artistas e arquitectos. A dupla de criadores também é docente do curso de Design e Multimédia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Entre outros, foram galardoados com o Gold Award - European Design Awards, em 2011, o Red Dot Award (Alemanha) 2011, o Merit and Jury Awards (EUA), em 2010, os Silver and Bronze - European Design Awards (Suiça), em 2009, o Grand Prix, International Biennale of Graphic Design, em 2006.

Entre outros, há projectos da R2 que estão integrados nas coleçcões de alguns museus: o Musée des Arts Décoratifs de Paris (França), o Poster Museum Zurich, (Suiça), The Museum of Modern Art Toyama (Japão) e o Hong Kong heritage Museum, (China).

Sugerir correcção
Comentar