PicPay: compras online com a câmara do telemóvel

Aplicação criada por empresa brasileira pretende reduzir o tempo entre a decisão e a compra através de uma fotografia de um código bidimensional

Estás a ver um anúncio num ecrã, seja ele qual for, gostas do produto e queres comprá-lo sem sair do sofá, usando apenas o telefone? Se tiveres um “smartphone” com a aplicação PicPay, podes fazê-lo.

 

Esta tecnologia permite que utilizes a câmara do telemóvel para captar um código bidimensional (semelhante aos códigos QR), em qualquer suporte impresso ou digital, através do qual acedes à página de venda do produto.

 

Anderson Chamon e Diogo Roberte, fundadores da "startup" brasileira responsável pelo PicPay, consideram que esta tecnologia oferece vantagens tanto para quem vende, como para quem compra. Quais?

 

“Os vendedores podem transformar qualquer tipo de aparelho num ponto de venda, bastando para isso imprimir os códigos PicPay no seu material publicitário ou até mesmo no rótulo dos produtos. Para além disso, mesmo as empresas que não vendam na internet poderão passar a fazê-lo”, explicam, ao P3, os criadores da aplicação.

 

Rapidez da operação

Para os clientes, as vantagens estão, segundo Anderson Chamon e Diogo Roberte, na rapidez da operação: “Um processo de compra que pode levar horas ou dias até ser concluído é substituído por um que envolve poucos segundos e toques no ecrã do ‘smartphone’. O PicPay reduz drasticamente o tempo entre a decisão e a compra”, garantem.

 

Uma vez instalada a aplicação, apenas será necessário preencher, uma vez, os dados pessoais.

 

O lançamento da aplicação surge na sequência da crescente aquisição de “smartphones”, no Brasil, e da migração das compras para o meio “online”. 

 

“Além disto, os ‘smartphones’ possibilitam novas oportunidades, antes inviáveis nos computadores, principalmente pelo facto de estarem quase sempre connosco. Nos próximos 10 anos, os ‘smartphones’ irão mudar radicalmente a forma como as pessoas compram e consomem produtos e serviços”, afirmam.

 

Esta aplicação encontra-se disponível para iOS e Android (a partir de 14 de Dezembro).

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