Voleibol para chineses

Tem regras próprias e surgiu nas comunidades chinesas, na década de 1930. Há um projecto no Kickstarter para a realização de um documentário sobre a modalidade

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O voleibol é jogado com seis jogadores em cada equipa, dentro de um pavilhão, ou com dois de cada lado, na praia. Porém, as comunidades chinesas dos Estados Unidos e do Canadá praticam uma versão diferente deste desporto. Falamos do “9-Man”.

 

Cada equipa é composta por nove jogadores e os jogos têm lugar na rua. Para além disso, no North American Chinese Invitational Volleyball Tournament (NACIVT), um torneio que se realiza, todos os anos, no Labour Day (Dia do Trabalhador), cada equipa tem que conter, no mínimo, dois terços de jogadores chineses. As regras remontam às suas origens.

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A modalidade surgiu na década de 1930, nos Estados Unidos, uma época na qual se encontrava em vigor o “Chinese Exclusion Act”, uma lei que impedia a entrada de imigrantes chineses no país. Para além disso, havia restrições na aquisição da nacionalidade norte-americana, por parte dos chineses que já se encontravam nos Estados Unidos.

 

Segundo a página do NACIVT, o jogo surgiu como forma de escape e de fortalecimento dos laços comunitários entre os chineses.

 

Sem dinheiro e sem falarem Inglês, restava aos chineses o convívio, entre si, nos bairros que lhes estavam destinados. Neste contexto, surgiu o “9-Man”. Aos poucos, o jogo foi-se tornando popular, nos bairros chineses de várias cidades norte-americanas.

 

O documentário

Ursula Liang, jornalista que acompanha esta modalidade, pretende realizar um documentário sobre o jogo. Para tal, recorreu ao Kickstarter, onde está a tentar reunir 25 mil dólares (cerca de 19 mil euros). O processo de angariação de fundos irá decorrer até ao dia 21 de Dezembro e perto de 18 mil dólares já foram doados.

 

Os fundos destinam-se à edição, bem como a alguma pesquisa adicional para a concretização deste trabalho, que pretende contar a história deste desporto com alguns dos pioneiros da modialidade. Segundo a apresentação do projecto, no Kickstarter, não se trata apenas de mostrar o lado competitivo do jogo: a questão está em contar a sua história e a importância que tem junto das comunidades chinesas presentes nos Estados Unidos e no Canadá.

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