YouTube stars: os "entertainers" mais populares que os músicos

O YouTube trouxe consigo a era das "YouTube stars", ao transformar meros utilizadores da página em celebridades

Foto
Ray William Johnson vestido de pinguim.

A pergunta "o que é que queres ser quando fores grande?" nunca vai passar de moda. O que não era moda há uns anos era responder: "Quero ganhar a vida a fazer vídeos para o YouTube e ser uma estrela".

Pois bem, o YouTube inaugurou-se em 2005 e trouxe consigo a era das "YouTube stars", ao transformar meros utilizadores da página em celebridades na Internet. Os vídeos das estrelas do YouTube destacam-se pelas mais diversas razões: uns são engraçados, outros são úteis e alguns são muito difíceis de classificar.

E os mais subscritos são...

Segundo o Vid StatsX – página online lançada em 2009 para estudar os números do YouTube (dados desta quarta-feira, 31 de Outubro) – os cinco canais do YouTube com mais subscritores são: o de RayWilliamJohnson (actor e comediante) com mais de 6 milhões, o de nigahiga (actor, produtor e comediante) com quase 6 milhões, o dos smosh (duo de "entertainers" formado por Ian Hecox e Anthony Padilla) com mais de 5,5 milhões, o machinima (canal que produz conteúdos de entretenimento para a comunidade de jogos) com cerca de 5 milhões e o de JennaMarbles ("entertainer", "vloguer", comediante) com mais de 4,5 milhões. Este top cinco confirma a supremacia dos "entertainers" sobre, por exemplo, os músicos e artistas plásticos que ganham notoriedade nesta rede social.

Vejam-se os casos de Jenna Marbles (entretenimento), Michelle Phan (utilidade) e o canal Epic Meal Time (difícil de classificar).

Comecemos por Jenna Marbles, uma das mulheres mais poderosas do YouTube. Nascida em Nova Iorque, Jenna é comediante, tem 26 anos e mais de 811 milhões de visitas ao seus vídeos. O mais popular chama-se "How to trick people into thinking you're good looking" ("Como fazer com que as pessoas pensem que és atraente") e já ultrapassou os 46 milhões de visitas.

MichellePhan é o delírio dos utilizadores mais vaidosos do YouTube; que o comprovem os seus mais de 2 milhões de subscritores. Neste caso, o propósito não é entreter, mas sim ceder dicas e tutorias de maquilhagem aos demais utilizadores da rede. Com estilos de maquilhagem para todos os gostos - do romântico ao "zombie" -, o vídeo mais visto desta "YouTube star" é o "Barbie transformation tutorial" ("Tutorial de transformação em Barbie"), com mais de 34 milhões de visitas.

EpicMealTime é difícil de classificar. Entretenimento? Presume-se que sim; mas não para os mais enjoados. O grupo que leva a comida ao extremo orgulha-se, por certo, do seu vídeo mais visitado: "Fast Food Lasagna – Epic Meal Time", com mais de 16 milhões de visitas; no vídeo, o grupo de amigos reúne dezenas de hambúrgueres, fatias de bacon, queijo, etc, e cria uma super lasanha que devora de forma animalesca.

Para além destes, existem inúmeras outras estrelas do YouTube, como é o caso da AnnoyingOrange (a "Laranja Irritante" que faz rir mais de 2,5 milhões de subscritores e conta com mais de 1 bilião de visitas aos seus vídeos), da JuicyStar07 (a jovem conselheira da moda e beleza) e da iJustine (comediante).

Sugerir correcção
Comentar