Skaters, motas e Vietname

"É como um videojogo muito louco. Cada dia era um nível diferente", recorda Jerry Hsu, um dos aventureiros

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Os sete amigos conduziram cerca de 12 horas por dia

Quando Jonathan Mehring viu uma foto de algumas motos num barco num lago, enviou um e-mail ao amigo Patrick a dizer que queria fazer aquilo. Patrik Wallner respondeu: "Podemos fazer isso no Vietname". Isso era uma viagem de mota pelo país asiático, fazendo paragens para andar de skate.

 

Assim, percorreram o Vietname de norte a sul na companhia de mais cinco skaters. A história está disponibilizada no site da Skateboard Magazine, contada nos quatro episódios da série "The Killing Season: A Motorbike Trip Through Vietnam".


 


Chama-se "The Killing Season" pois os primeiros dias de viagem coincidiram com o Têt (ano novo vietnamita). E como conta o skater Jerry Hsu, "nesta época do ano, o andar na estrada designa-se por 'The Killing Season', porque todos estão a festejar o Têt e estão bêbados." "E isso explica muito do comportamento que eu vi na estrada". "É como uma corrida de morte", afirma.

 

Jonathan Mehring, fotógrafo da Skateboard Magazine, e Patrik Wallner, realizador, já queriam aventurar-se em algo que superasse tudo o que tinham feito até então. A foto na Internet simplesmente deu-lhes a ideia do que poderiam fazer de novo: uma viagem de mota pelo Vietname, com paragens para andar de skate.

 

Mas uma viagem destas não se faz apenas a dois. Por isso, convidaram outros tantos skaters para rolar com eles de norte a sul, quer em cima de uma moto, quer em cima de uma tábua. Ao todo, foram sete amigos que partiram dos EUA para se aventurar pelo Vietname: Jonathan Mehring, Patrik Wallner, Jerry Hsu, Keegan Sauder, Joey Pepper, Javier Mendizabel e Michael "Michi" Mackrodt.

 

"Nós não estávamos assim tão preparados", confessa Jerry Hsu, na série. As motas foram compradas em Hanoi de forma pouco pensada, não eram um transporte habitual para alguns dos skaters e o clima era desconhecido. "Foi só 'vamos e pronto!'"

 

Logo nos primeiros dias, os motorards/skaters perceberam que não iria ser uma viagem fácil. O trânsito do Vietname foi uma surpresa. A chuva e o frio obrigaram os aventureiros a vestir várias peças de roupa e a improvisar com sacos de plástico para se protegerem.

 

Mais mota do que skate

O grupo conduzia cerca de doze horas por dia e para chegar ao primeiro destino, Dong Hoi, demorou três dias (mais um dia do que tinham planeado). Pelo caminho, fizeram, então, as suas primeiras paragens para fazer aquilo que realmente queriam: rolar em cima da tábua. Andaram mais de mota do que de skate. "Não há muitos spots, por isso, quando encontramos um, temos de fazer acontecer", relembra Javier Mendizabel.

 

A viagem também teve várias quedas, tanto de skate, como de mota. "Faz parte da experiência", acredita Joey Pepper. À medida que o grupo se dirigia para o sul do Vietname, a chuva e o frio foram rapidamente substituídos por sol e calor. "Fiquei contente por termos seguido de norte para sul e podermos acabar a viagem com calor", conta Keegan Sauder.

 

Segundo Jerry Hsu, a viagem foi "como um videojogo muito louco. Cada dia era um nível diferente". Enquanto alguns dos skaters aceitavam as dificuldades de uma viagem deste tipo, outros não achavam tanta piada a algumas peripécias. Mas nenhum parece ter-se arrependido.

 

Os altos e baixos da viagem, a descoberta da cultura, o encontro com crianças que tinham skates feitos à mão, os percursos de mota e as manobras na tábua foram todos registados e podem, agora, ser vistos em 4 episódios da série "The Killing Season: A Motorbike Trip Through Vietnam". Os vídeos estão disponíveis no site da Skateboard Magazine, a revista que patrocinou a viagem.

 

Além da série, os sete amigos também registaram a viagem em fotografias, partilhando-as nos seus Instagrams. Jerry Hsu confessa: "Foi muito miserável. Mas mesmo assim, foi fantástico."

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