Antero de Quental é mais um "doodle" português

A brincadeira começou ainda antes de o motor de busca Google ter sido oficialmente apresentado. Hoje, a empresa tem uma equipa de ilustradores "doodlers"

Fotogaleria
Google
Fotogaleria
Google

“A Poesia é a confissão sincera do pensamento mais íntimo de uma idade”. A frase está nas barbas de Antero de Quental, que nasceu há 170 anos, no dia 18 de Abril de 1842, e que por isso mesmo teve direito a um “doodle”.

Com esta ilustração, a equipa da Google dedica o dia 18 de Abril de 2012 ao escritor e poeta português que nasceu em Ponta Delgada. Antero passa a fazer parte de uma pequena lista de figuras ilustres portuguesas que já passaram pelo motor de busca mais famoso do planeta.

Já passaram 4981 dias desde que o Google — ainda a empresa não estava em pleno funcionamento — apresentou o seu primeiro “doodle”, assinalando uma edição do Festival Burning Man, no deserto de Neveda (a equipa Google "fechou" o site e deixou o recado “out of office”), e mesmo antes de estar online o “doodle” Google Beta (de 29 de Outubro de 1998).

Larry Page e Sergey Brin, fundadores da marca, já andavam a brincar com o logótipo, que nunca mais foi o mesmo. Desde então, os sete caracteres já foram transformados em mil e uma homenagens, tendo-se cruzado com a história de Portugal algumas vezes.

De estagiário a webmaster

No ano de 2006, por exemplo, Portugal teve direito a dois “doodles”, um dedicado ao Mundial de futebol e o outro a assinalar o Dia de Portugal. Só mais tarde é que a página de “doodles” ganharia uma equipa própria, que se dedicaria exclusivamente à decoração do logótipo.

Em 2007, Larry e Sergey pediram a Dennis Hwang um “doodle” comemorativo da tomada da Bastilha e rapidamente o estagiário tornou-se “chief doodler”. Actualmente Hwang é webmaster da empresa.

Hoje, os “doodles”, entregues a uma equipa de ilustradores abertos a sugestões, são um caso sério de sucesso e de interacção. Em 2011, por exemplo, convivemos na nossa homepage com os escritores Almeida Garrett (4 de Fevereiro) e Fernando Pessoa (13 de Junho), com a fadista Amália Rodrigues (23 de Junho) e até com a personagem infantil Vitinho (22 de Fevereiro). Entre os mais de mil “doodles” inventados pela Google, está ainda o eléctrico de Lisboa (110.º aniversário).

Sugerir correcção
Comentar