Brincar à Cabracega num estúdio com ideias crescidas

“Não é o produto final que define a ideia. É mais o contrário", explicou ao P3 Hugo Tornelo, um dos fundadores do estúdio de Experience Design Cabracega

Foto
O observador torna-se participante Cabracega

É um passeio sensorial pelas ruas de Lisboa, uma “pen USB” artesanal inventada em São Tomé e um relógio sem ponteiros. É um sistema de vigilância, é a loiça da nossa avó. Cabracega. Estamos a falar do estúdio de Experience Design Cabracega.

Maximizámos e minimizámos o site deles. Seguimos os procedimentos de uma forma ordeira — e até pressionámos "press". E marcámos o 309863014 para ouvir a voz de rádio. “É difícil explicar o estúdio Cabracega”, confirma do outro lado Hugo Tornelo, um dos fundadores de um projecto que pretende “explorar o mundo”.

“É uma forma diferente de o fazer. O observador torna-se participante”, explica Tornelo. “Não é o produto final que define a ideia. É mais o contrário. Temos uma ideia e não fica na gaveta para um dia ser vendida.” O estúdio é conceptual, é abrangente e multidisciplinar.

Foto
Intervenção “Senioritas” Cabracega

O rótulo Cabracega dá-se a conhecer através dos projectos que saíram da cabeça de Hugo Tornelo e de Pedro Alegria (Design Industrial pelo IADE e Experience Design na Design Academy de Eindhoven) directamente para o mundo.

Senioritas e loiça com graffitti

Juntam-se com pessoas de quem gostam e inventam com sentido. Sinta-se por exemplo “Lisboa Sensorial”, que ajudou a impulsionar o estúdio (objectivo: redescobrir o bairro de Alfama de olhos vendados), ou “Seed”, um projecto que permitiu construir “pen USB” — um “contentor de memórias” — com a ajuda de artesãos de São Tomé e Príncipe.

“São pontos de partida para discussões, para a criação de um serviço”, prossegue Hugo Tornelo, com uma série de parcerias alinhadas no site Cabracega. Pode ser apresentado na forma de “Senioritas” (intervenção desenvolvida no contexto das residências artísticas EVA que distorcia a imagem da Securitas, adaptando-a a uma ficcionada empresa de segurança de pessoas idosas) ou de “All City” (que promove o encontro entre peças de porcelana e o graffiti de artistas como Hium, Mar, Mr. Dheo, Quilograma e Tosco).

A última surpresa é USMA, um relógio sem interface, um bloco intemporal de linhas rectas — uma parceria do estúdio Cabracega com André Gonçalves. Play it again.

Sugerir correcção
Comentar