Ex-alunos da Universidade de Coimbra criam rede social

A youbeQ é a primeira rede social a correr no Google Earth, que permite uma interacção a três dimensões

Foto
“Todos os utilizadores serão guias de locais, explicou um dos criadores da rede social Catarina Oliveira Alves/arquivo

Uma empresa recém-constituída por ex-alunos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra criou uma nova rede social, a youbeQ, a primeira a correr no Google Earth, que permite aos utilizadores interagirem numa plataforma a três dimensões.

“Na youbeQ a abordagem é feita de forma inovadora porque é estabelecida uma relação das pessoas com os locais, permitindo colocar as pessoas a interagir ao nível do solo e conhecer o mundo através de viagens virtuais”, explicou à Lusa Rogério Coelho, da empresa iNovmapping, sediada em Coimbra, na incubadora do Instituto Pedro Nunes.

Segundo o mesmo responsável, trata-se de uma rede social a três dimensões, que permite ao utilizador “teleportar-se” para qualquer outro ponto do planeta ou convidar um amigo que está na China, por exemplo, a fazer o mesmo para uma determinada cidade e efectuarem uma visita em conjunto, permitindo a troca de impressões sobre os locais visitados.

Foto
O youbeQ está online desde Outubro DR

Interface intuitiva

“Estamos perante uma rede muito intuitiva, o mais próxima possível da realidade, que traz uma lufada de ar fresco ao nível do interface gráfico”, sublinhou Rogério Coelho. O ex-aluno da Universidade de Coimbra explicou ainda que “a youbeQ permite explorar o mundo rodeado de outras pessoas que o vão ajudar a saber mais sobre os mais diversos locais do planeta terra, num ambiente de três dimensões, com base no Google Earth”.

“Todos os utilizadores serão guias de locais, pois poderão ajudar os outros a conhecer melhor o mundo onde vivem”, referiu, acrescentando que, se “o utilizador estiver a conduzir, por exemplo, começam de imediato a aparecer automóveis no cenário, porque a rede, por assim dizer, absorve o ambiente real”.

Por enquanto, a youbeQ só está disponível na Internet, mas em breve estará acessível a partir dos Smartphones, o que vai permitir ter um “mundo híbrido entre o real e o virtual”. A nova rede social foi lançada no final de Outubro e conta já com utilizadores oriundos de 83 países, apesar de ainda estar em testes.

Sugerir correcção
Comentar