Pop Art de Andy Warhol e Pietro Psaier até 11 de Dezembro

A Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, prolongou a exposição "Os Mistérios da Arte"

Serigrafia de Marilyn Monroe, Pietro Psaier
Fotogaleria
Serigrafia de Marilyn Monroe, Pietro Psaier
DR
Fotogaleria
DR

A exposição “Os Mistérios da Arte”, patente na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, que teve início no dia 15 de Julho deste ano e que se previa manter até 30 de Novembro, foi prolongada até 11 de Dezembro. Nela podem ser vistas 41 obras originais de um dos nomes mais sonantes da Pop Art: Andy Warhol.

A "Cadeira Eléctrica", a famosa série das latas de sopa Campbell's, a garrafa de Coca-cola, os retratos de Marilyn Monroe, Mick Jagger e Prince são apenas algumas das obras de maior destaque na Fundação Eugénio de Almeida, que conta com cinco óleos, trabalhos fotográficos, acrílicos, serigrafias, entre outros.

Também estão expostas obras que Warhol assinou em conjunto com Pietro Psaier, um artista italiano que conheceu em meados dos anos 60 e de quem se tornou amigo. A mostra pertence à Atlântica Centro de Arte e ao coleccionador Salvador Corroto.

Andrew Warhola, nome de baptismo, era um artista do seu tempo: observador, frio, e de comportamento ambíguo. Klaus Honnef afirmava mesmo, na biografia que escreveu sobre o artista, que Warhol não era um génio ou sequer um visionário. Nada daquilo que criou era desconhecido. Sabia, isso sim, utilizar magistralmente todos os meios, sem se deixar vencer pelas banalidades.

Os bilhetes para a exposição custam um euro, sendo que a mesma se encontra aberta ao público todos os dias, das 9h30 às 19h. Até ao momento, "Os Mistérios da Arte" já foi visitada por cerca de 5900 pessoas.

Sugerir correcção
Comentar