Vídeo sobre alegada morte de Lady Gaga não passa de um vírus

Não, a cantora de "Bad Romance" não morreu. "Hoax" que começou a ser disseminada no Facebook em Agosto ao Twitter

Foto
Página no Facebook Breaking News

Um vídeo incorporado no Facebook sobre a alegada morte de Lady Gaga está a ser usado para disseminar software malicioso pela Internet, anunciou a BitDefender num comunicado citado pela Lusa.

A empresa de segurança na Internet refere que ciberdelinquentes criaram uma página na rede social com o nome "Breaking News: Lady Gaga found dead in Hotel Room" (Notícia de última hora: Lady Gaga foi encontrada morta num quarto de hotel).

Esta fraude propagou-se pela Internet em Agosto e, agora, segundo um especialista da BitDefender, está a apanhar cibernautas incautos através do Twitter.

"Para dar mais credibilidade à sua página, utilizaram como imagem de perfil o logótipo da cadeia televisiva BBC", salienta a BitDefender.

Os utilizadores que tentam ver o vídeo "acabam por descarregar no seu equipamento um exemplar de 'malware'", acrescenta a empresa, sem especificar se será um vírus, verme, cavalo de troia, espião ou outro tipo de software malicioso.

A empresa de "software" de segurança Sophos também denunciou esta "hoax", recomendando aos cibernautas que removam as mensagens e os "likes" de páginas suspeitas.

A BitDefender, por sua vez, sugere aos utilizadores que, "antes de fazerem clique sobre uma hiperligação ou vídeo, verifiquem com uma fonte fidedigna se a notícia é verdadeira".

Notícia actualizada às 18h48

Sugerir correcção
Comentar