Ler as notícias na (e não à) mesa da cozinha

Protótipos desenvolvidos pelo laboratório do "New York Times" transformam espelhos e mesas de cozinha num gigantesco iPad

Foto
Objectivo é aproveitar a ubiquidade da tecnologia digital, permitindo que em toda a casa se possa ler notíciasDR

O Laboratório de Investigação e Desenvolvimento do jornal New York Times (NYT) desenvolveu protótipos de espelhos de casa de banho e de mesas de cozinha onde será possível aceder a notícias, revelou o Nieman Journalism Lab (NJL).

Os dois protótipos, experimentados e filmados numa visita do NJL ao laboratório do NYT (vê vídeos nesta página), utilizam tecnologias da Microsoft para deteção de movimento (Kinect) e de computador de superfície digital sem teclado nem rato (Surface).

O objectivo do NYT é aproveitar ao máximo a ubiquidade da tecnologia digital, permitindo que em qualquer parte da casa se possa aceder a notícias, interagir com o suporte de fornecimento de informação e, paralelamente, realizar todo o tipo de tarefas que a Internet possibilita.

Enviar e receber emails, programar eventos num calendário e fazer compras online são outras atividades permitidas pelos dois protótipos, que podem ser comandados por toque, movimento ou voz.

Navegação ao pequeno-almoço

“O Laboratório de Investigação e Desenvolvimento do New York Times está a apostar que o pequeno-almoço será menos partilha de notícias de jornal impresso e mais navegação através de histórias, comércio ambiente e o ‘eu’ quantificado”, salienta a Nieman.

Os criativos do NYT acreditam que a entrada de informações no mobiliário doméstico não será intrusiva, mas sim, pelo contrário, útil e bem-vinda. No entanto, a presença de uma câmara de vídeo no topo do “espelho mágico” do NYT tem motivado comentários receosos na Internet sobre perda de privacidade e potenciais abusos na utilização de imagens captadas na casa de banho.

Estes desenvolvimentos do laboratório do mais conceituado jornal norte-americano concretizam parte do “Dia feito de vidro” proposto em fevereiro pela empresa Corning num vídeo que alcançou grande sucesso na Internet. O NYT não avança, para já, previsões sobre a data de lançamento comercial dos dois dispositivos.

Sugerir correcção
Comentar