Novos projectos do Programa Escolhas com financiamento até 50 mil euros

Nos próximos dois anos prevê-se que sejam apoiados 130 projectos experimentais em áreas como a educação, juventude ou comunidades ciganas.

Foto
Catarina Marcelino, secretaria de estado da Igualdade e da Cidadania numa conferência de imprensa da comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género sobre violência doméstica, no Porto mdu Marco Duarte

Os 22 novos projectos de cooperação no âmbito do Programa Escolhas, que são assinados esta terça-feira, vão ter um financiamento entre 45 mil a 50 mil euros cada um, abrangendo áreas como a educação, juventude ou comunidades ciganas.

Os protocolos foram assinados em Lisboa, na presença da secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, estando em causa 22 novos projectos de cariz experimental e inovador, dentro da 6.ª geração do Programa Escolhas, refere informação divulgada pelo gabinete do ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita.

"Estes 22 protocolos juntam-se aos 90 já assinados, prevendo-se que até Dezembro de 2018 estejam no terreno 130 projectos", refere uma nota do gabinete do ministro, acrescentando que cada terá um valor de financiamento entre os 45 mil e os 50 mil euros para os dois anos de intervenção.

Em causa, estão projectos que vão desde a educação e formação, participação juvenil, desporto, insucesso escolar, capacitação de mulheres ou desemprego juvenil.

Um dos projectos é o "Embarca", a ser desenvolvido no concelho de Oeiras, com vista a desenvolver competências pessoais e sociais, escolares, cidadania e comunitárias dos jovens. O "Percursos Acompanhados 2.0", previsto para o bairro do Zambujal, em Alfragide, pretende dar apoio escolar e mobilizar os professores e educadores como agentes activos na inversão de percursos de insucesso escolar.

A Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens, por seu lado, traz o projecto "EmPoderar", a desenvolver na freguesia da Amadora, no Seixal, para dinamizar um programa de desenvolvimento de competências, tendo em vista a capacitação de jovens mulheres oriundas maioritariamente da comunidade cigana.

Outro projecto que visa a comunidade cigana é o "Criativos no Bairro", com intervenção no Bairro do Girassol, no concelho de Moura, que irá dinamizar actividades que visem e educação e formação, com o objectivo de promover o sucesso escolar e a aquisição de competências, nomeadamente de crianças e jovens da comunidade cigana.

Tutelado pela presidência do Conselho de Ministros e integrado no Alto Comissariado para as Migrações (ACM), o Programa Escolhas visa promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, particularmente dos descendentes de imigrantes e minorias étnicas, tendo em vista a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.

Sugerir correcção
Comentar