O estuário do Sado tem dois novos golfinhos

As crias nasceram este ano, aumentando a população de golfinhos para 29 indivíduos.

Foto
A população de roazes no Sado é actualmente de 29 bruno lisita/arquivo

Nasceram este ano duas novas crias da espécie de golfinhos roazes-corvineiros residentes no estuário do Sado, revelou esta segunda-feira em comunicado o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

A primeira cria nasceu em Agosto e a segunda em Outubro, mas o ICNF diz que só agora divulgou a informação para proteger os novos habitantes do Sado. Os nomes das crias vão agora ser escolhidos pelos alunos do primeiro ciclo de uma escola ou agrupamento do concelho de Setúbal, em articulação estreita com o município.

Com estes nascimentos, a população de golfinhos roazes-corvineiros (Tursiops truncatus) que actualmente habita na região aumentou para 29. Durante as décadas de 1980 e 1990 o número de golfinhos no estuário do Sado sofreu um acentuado declínio, tendo registado um número mínimo de 25 animais em 2011. No entanto, a elevada taxa de mortalidade infantil parece ter sido revertida, não se registando, à excepção de um caso em 2013, nenhuma morte de crias nascidas nos últimos anos.

Sugerir correcção
Comentar