Neve fecha escolas em Montalegre

O mau tempo atinge distritos do Norte. Neve intensa provoca estragos e obriga ao encerramento das escolas por segurança. Concelhos da Guarda e Castelo Branco ficam sob aviso laranja até sábado de madrugada.

Foto
O peso da neve provocou a queda de muitos ramos de árvores para as estradas afectando a circulação do transporte escolar NELSON GARRIDO / PUBLICO

As escolas da vila de Montalegre, distrito de Vila Real, vão estar fechadas, esta sexta-feira, devido à dificuldade de circulação dos transportes escolares provocada pela intensa queda de neve, disse fonte da autarquia.

Cerca de 500 alunos do centro escolar (1.º ciclo e pré-escolar) e escola básica e secundária Doutor Bento da Cruz, no distrito de Vila Real vão ficar sem aulas.

David Teixeira, vice-presidente da Câmara de Montalegre e responsável pela Protecção Civil, disse à agência Lusa que, durante a noite, o peso da neve provocou a queda de muitos ramos de árvores para as estradas, bem como linhas de electricidade e de telefone, pelo que há localidades sem luz. As equipas da Protecção Civil estão no terreno a limpar as principais estradas do concelho, mas há dificuldades nos acessos e no interior de muitas aldeias.

O responsável referiu que "nevou muito" e que de "madrugada chegou a haver um metro de neve em cima de árvores".

A situação mais problemática verifica-se nas aldeias do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) até à Serra do Larouco. Também em Vila Pouca de Aguiar, os alunos das aldeias mais altas do concelho, nas zonas de Jales e do Alvão, não vão, nesta sexta-feira, às aulas por não estarem reunidas as condições de segurança para a passagem dos transportes escolares.

O responsável pela Protecção Civil municipal, João Fontes, referiu que os limpa-neves estão no terreno a proceder à limpeza das vias e que, durante a noite, se verificou a queda de muitos ramos de árvores para as estradas e também de cabos de electricidade.

No distrito de Vila Real, a neve obrigou ao corte da Estrada Nacional 15 (EN15), na zona da serra do Marão, entre Vila Real e Amarante, e há problemas na circulação no Itinerário Principal 4 (IP4), no alto de Espinho, devido à queda de dois cabos de média tensão para a via.

O troço do IP4 que atravessa a serra do Marão era um dos mais problemáticos do distrito quando nevava, uma situação que foi colmatada com a entrada em funcionamento da auto-estrada do Marão - Túnel do Marão, que é agora a principal opção dos condutores para a circulação nesta zona.

Durante a madrugada, a auto-estrada 24 (A24) esteve cortada ao trânsito, entre os nós de Fortunho, Vila Real, e de Vila Pouca de Aguiar, por causa das dificuldades provocadas pela neve.

Guarda e Castelo Branco sob Aviso Laranja devido à queda de neve

Os distritos da Guarda e Castelo Branco estão esta sexta-feira sob aviso laranja devido à previsão de queda de neve acima dos 1200 metros, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos da Guarda e Castelo Branco vão estar sob Aviso Laranja entre as 05h25 de sexta-feira e as 6h de sábado.
O instituto colocou também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu e Coimbra sob aviso amarelo até às 12h desta sexta-feira, por causa da queda de neve acima dos 800 metros.

Sob aviso amarelo estão também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Lisboa, Setúbal por causa do vento forte com rajadas até 70 quilómetros por hora até às 18h00 desta sexta-feira. O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para os distritos de Aveiro, Viseu, Coimbra, Setúbal, Portalegre e Évora devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes até às 18h de hoje.

O aviso laranja é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado e é aconselhado às pessoas para se manterem ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional da Protecção Civil.

O aviso amarelo refere-se a uma "situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica".

O IPMA prevê para esta sexta-feira na Região Norte céu geralmente muito nublado, aguaceiros, diminuindo de frequência a partir do final da manhã, queda de neve acima de 800 metros, subindo gradualmente a cota para 1200 metros a partir da manhã.

Está também previsto vento moderado do quadrante leste, soprando temporariamente forte no litoral, com rajadas até 70 quilómetros por hora até ao início da tarde, e sendo forte a muito forte com rajadas até 100 quilómetros por hora nas terras altas e pequena subida de temperatura.

Na região Centro prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, possibilidade de ocorrência de trovoada, queda de neve acima de 800 metros, subindo gradualmente a cota para 1200 metros a partir da manhã.

A previsão aponta ainda para vento moderado do quadrante leste, soprando temporariamente forte no litoral, com rajadas até 70 quilómetros por hora até ao início da tarde, e sendo forte a muito forte com rajadas até 100 quilómetros nas terras altas e pequena subida da temperatura mínima.

No Sul prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, possibilidade de ocorrência de trovoada, vento moderado do quadrante sul, soprando temporariamente forte de sudoeste no litoral oeste, com rajadas até 70 quilómetros por hora até ao início da tarde, e sendo forte de sueste com rajadas até 85 quilómetros nas terras altas e pequena subida da temperatura mínima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa variam entre 10 e 15 graus Celsius, no Porto entre 7 e 13, em Vila Real entre 3 e 7, em Viana do Castelo e Braga entre 6 e 13, em Viseu entre 3 e 8, em Bragança entre 1 e 6, na Guarda entre 1 e 3, em Castelo Branco entre 6 e 10, em Coimbra entre 9 e 12, em Santarém entre 9 e 16, em Portalegre entre 6 e 9, em Évora entre 7 e 13, em Beja entre 8 e 15 e em Faro entre 10 e 18.

Sugerir correcção
Comentar