Sistema informático do hospital de Guimarães não funciona há 24 horas

Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos exige esclarecimento e crítica Conselho de Administração do Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães E.P.E.

Foto
CRNOM diz que falha informática “está a condicionar de forma extraordinariamente grave a actividade clínica” hospitaldeguimaraes.min-saude.pt

O sistema informático do Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães E.P.E, não funciona há 24 horas o que “está a condicionar de forma extraordinariamente grave a actividade clínica” da unidade hospitalar. Quem o diz é o Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos (CRNOM), em comunicado enviado às redacções.

Concretamente, o CRNOM diz que a falha informática afecta o tratamento dos doentes que se dirigem ao serviço de urgência e às consultas externas, bem como a actividade do bloco operatório, registando-se “desmarcações de inúmeras cirurgias”.

O CRNOM acarta responsabilidades à gestão do hospital, referindo que não foi realizado ainda “qualquer plano de contingência que pudesse minimizar o impacto deste episódio”, argumentando que esta é “uma manifesta incapacidade da instituição reagir aos acontecimentos” e “uma falha grave do ponto de vista organizacional”.

Além disso, no comunicado lê-se que o “Conselho de Administração deveria igualmente ter actuado de forma pedagógica e socialmente responsável”, através de um alerta à população sobre o problema ocorrido.

Por tudo isto, o CRNOM deixa uma exigência à unidade hospitalar: “Um esclarecimento público sobre esta situação, que salvaguarde a actividade dos profissionais de saúde, sem prejuízo de tomar as iniciativas necessárias para que falhas desta natureza não se voltem a repetir”.

Sugerir correcção
Comentar