Portugueses escaparam ilesos a explosão em barco na Indonésia

Governo português contraria informações da polícia indonésia e garante que casal português não ficou ferido. Acidente causou dois mortos.

Fotogaleria
Polícias junto ao porto de onde partiu o barco afectado pela explosão desta quinta-feira Reuters
Fotogaleria
Imagem de arquivo de buscas em Bali depois de um acidente com um barco em Março deste ano Reuters

Os dois portugueses que estavam a bordo de um barco de turistas que foi afectado por uma explosão ao largo de Bali, na Indonésia, “estão bem” e já regressaram àquela ilha Indonésia, disse à Lusa uma fonte governamental.

A fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades adiantou que o casal de portugueses “não está ferido”, tendo regressado a Bali.

Esta informação do Governo português contraria as que foram inicialmente avançadas pela polícia indonésia, que tinha indicado a existência de portugueses entre os turistas que ficaram feridos nesta quinta-feira na sequência da explosão num barco.

Segundo o último balanço, feito ao início da tarde (hora portuguesa), a explosão provocou dois mortos e 18 feridos. Uma mulher de nacionalidade ainda desconhecida morreu pouco depois da explosão e uma segunda mulher, austríaca, perdeu a vida já no hospital, disse à AFP Sugeng Sudardso, chefe da polícia do distrito de Karang Asem.

O barco transportava 35 passageiros, quase todos turistas europeus, e quatro membros da tripulação. Segundo a AFP, entre os passageiros estavam dois portugueses, 17 britânicos, quatro franceses, quatro italianos, dois alemães, dois irlandeses, dois espanhóis e dois cidadãos de países do Índico não especificados.

"A explosão ocorreu cinco minutos depois da partida do barco", que percorreu cerca de 200 metros em direcção à pequena ilha de Gili Trawangan, disse à AFP Sugeng Sudardso, excluindo a hipótese de uma bomba ter originado a explosão.

"Com base nos testemunhos [de passageiros] e no que recolhemos no local, a explosão ocorreu no depósito de combustível. Por baixo existia uma bateria e pode ter sido um curto-circuito", acrescentou Sugeng Sudardso.

O uso de barcos é muito comum para transportar passageiros entre as 17 mil ilhas e ilhotas da Indonésia, onde os acidentes são relativamente frequentes, por causa das frágeis medidas de segurança e sobrelotação dos barcos.

Em Junho de 2015, 25 turistas ficaram feridos na sequência de duas pequenas explosões acidentais num ferry entre as ilhas de Bali e Lombok, com 129 passageiros a bordo.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários