Itália cumpriu, País de Gales goleou e Espanha esmagou

Lopetegui estreou-se oficialmente com um 8-0, Bale voltou a impressionar após as "meias" do Euro e o Kosovo empatou a Finlândia no primeiro jogo oficial da sua história.

Foto
Foram muitos os golos festejados pela Espanha contra o Liechtenstein ELOY ALONSO/Reuters

A qualificação para o Mundial de 2018 arrancou esta segunda-feira nos grupos D, G e I da zona europeia. Os destaques vão para a goleada da Espanha de Lopetegui ao Liechtenstein, para a primeira vitória de Giampaolo Ventura como seleccionador de Itália, para os quatro golos do País de Gales à Moldávia e para o empate do Kosovo na Finlândia.

No grupo G, um dos mais fortes desta zona de qualificação, uma vez que contém Espanha e Itália, foi uma estreia oficial em grande para o antigo treinador do FC Porto à frente da “roja”, mas frente a um adversário muito frágil. A Espanha só conseguiu ir para intervalo a vencer por 1-0, com golo de Diego Costa (10’), mas, na segunda parte, foi um festival de golos, até aos oito. Marcaram Sergi Roberto (55’), David Silva (59’ e 90'+1’), Vitolo (60’), Diego Costa (66’) e Morata (82’ e 83’).

Já a Itália venceu por 3-1 em Israel mas não foi fácil. Tudo parecia encaminhado com os golos de Pellè (14’) e Candreva (31’) mas o golo de Ben Chaim aos 35’ lançou a dúvida, aumentada quando Chiellini foi expulso aos 55’. Ainda assim a “squadra azurra” não só conseguiu aguentar como ainda viria a “matar” o jogo, por Immobile (83’). Na outra partida do grupo, o Albânia-Macedónia foi interrompido aos 77 minutos devido a chuva forte. O encontro estava empatado a um golo: Sadiku tinha marcado para os albaneses aos 9', Alioski para os macedónios aos 51'..

Quem parece continuar em grande forma é o País de Gales, que há dois meses chegou às meias-finais do Europeu. Em casa, frente à Moldova, goleou por 4-0, com a estrela, Gareth Bale, a fazer os dois últimos e a assistir Sam Vokes para o primeiro (o segundo foi apontado por Joe Allen). Também a contar para o grupo I, o Sérvia-República da Irlanda foi bem mais equilibrado, tendo terminado empatado a dois golos. No primeiro jogo sem o avançado Robbie Keane, que se retirou da selecção na passada quarta-feira, os irlandeses estiveram a ganhar, os sérvios deram a volta, mas os “verde e brancos” empataram aos 80’ por Daryl Murphy. Lazar Markovic, reforço do Sporting para esta época, não saiu do banco. Na Geórgia, a Áustria confirmou o favoritismo e venceu por 2-1, com o segundo golo a ser apontado por Marc Janko, antigo jogador do FC Porto.

Por último o grupo I, o grupo dos empates. O grande destaque vai para o 1-1 imposto pelo Kosovo à Finlândia, no primeiro jogo oficial da sua história. Valon Berisha, um dos muitos kosovares convocados que já representaram outra selecção, é o novo herói daquele país, tendo feito o golo do empate aos 60 minutos, de penálti. Uma das sensações do Euro 2016, a Islândia, parecia querer continuar a surpreender, quando, aos 5 minutos, marcou na Ucrânia, por Finnbogason. No entanto, a selecção da casa empataria por Yarmolenko (41’). Croácia e Turquia reencontraram-se pouco depois do primeiro jogo do grupo D do Euro 2016. Na altura, a Croácia havia ganho por 1-0, com golo de Modric. Agora, registou-se um empate: Rakitic marcou para os croatas, Calhanoglu para os turcos.

Sugerir correcção
Comentar