Festa em Budapeste após o Hungria-Portugal

A selecção magiar já tinha garantido a qualificação antes da partida desta quarta-feira.

Fotogaleria
Ferenc Isza/AFP
Fotogaleria
Ferenc Isza/AFP
Fotogaleria
Ferenc Isza/AFP

Com a qualificação já assegurada para os oitavos-de-final antes do jogo frente a Portugal, o empate a três na última jornada da fase de grupos foi celebrado como uma vitória no centro de Budapeste, onde o tráfego esteve suspenso para permitir que as pessoas fizessem a festa.

Dezenas de milhares de pessoas deslocaram-se à principal avenida do centro da capital húngara - onde ecrãs gigantes foram instalados nos lugares mais frequentados da cidade -, que se tornou no ponto central das festividades.

A procissão alegre, cheia de cores e de música, passou entre a estação ferroviária do Oeste para a Ilha Margit, tendo sido impossível assistir ao desfile do início ao fim, devido a petardos e pequenos fogos-de-artifício. Os habitantes subiram aos autocarros, eléctricos e ainda a postes de sinais de trânsito.

Os carros que se encontravam à espera nos cruzamentos – perante a dificuldade em circular – não se mostraram impacientes com a situação, buzinando ao mesmo tempo que gritavam “Ria Ria Hungaria!”.

No aeroporto de Budapeste, o painel das partidas/chegadas tinha afixado o resultado do encontro entre a Hungria e Portugal.

“A felicidade dos húngaros é compreensível: os futebolistas [húngaros] estão avaliados em 27 milhões de euros, contra o Ronaldo que, sozinho, vale mais de 100. Os húngaros lideraram por três vezes o jogo, e nós terminamos no primeiro lugar”, afirmou um adepto magiar à AFP.

“Foi o melhor jogo do Euro! Fomos adversários dignos de Portugal”, explicou um jovem de dez anos, com uma camisola do Real Madrid vestida, mas com a cara pintada com as cores da bandeira húngara, vermelho, branco e verde.

A felicidade dos adeptos não se limitou a Budapeste, sendo que a festa foi feita por várias cidades do país, de acordo com os media locais.

Sugerir correcção
Comentar