Ronaldo é o atleta mais bem pago de 2016

O português sucede ao pugilista Floyd Mayweather no ranking anual da revista Forbes.

Foto
Cristiano Ronaldo Foto: Dominique Faget/AFP

Cristiano Ronaldo é o atleta mais bem pago do mundo, de acordo com a revista norte-americana Forbes. O português figura pela primeira vez no topo da lista, com receitas na ordem dos 77 milhões de euros. Em segundo lugar encontra-se Lionel Messi, e o pódio fecha com LeBron James.

Segundo a Forbes, Ronaldo recebeu 77 milhões de euros provenientes do seu salário no Real Madrid (49), de receitas publicitárias e direitos de imagem (28). No ano passado assinou um contrato de 11 milhões anuais com a Nike, que patrocina metade dos atletas que figuram no top 100 da lista. Outras marcas que o internacional português representa são a Tag Heuer, Herbalife, Pokerstars e Clear Shampoo. Em Portugal tem contrato com a Meo.

Em segundo lugar está o futebolista Lionel Messi com 71 milhões de euros, sendo 47 de salário e os restantes de direitos de imagem.

O avançado do Barcelona amealhou prémios do clube e da Adidas devido à conquista da sua quinta Bola de Ouro da FIFA. A Huawei, a Tata Motors, a PepsiCo, a Gillete e a Eletronic Arts desembolsaram 24 milhões em patrocínios com o argentino.  A Adidas é o seu principal patrocinador, pagando-lhe 10 milhões por ano.

O basquetebolista LeBron James figura na terceira posição, arrecadando 67 milhões de euros. A Nike assinou com o atleta dos Cleveland Cavaliers o primeiro contracto vitalício na história da empresa, que poderá ser superior a mil milhões de dólares.

Em receitas publicitárias, o vencimento de James num ano aumentou de 10 para 45 milhões de euros. Nos “Cavs” recebe 20, sendo que este valor poderá aumentar, na sequência dos novos contractos publicitários televisivos celebrados com a NBA.

Pela primeira vez desde 2001, nem Tiger Woods, nem Floyd Mayweather se encontram na liderança do ranking. O golfista que liderou a lista 12 vezes tem sido afectado por lesões, figurando fora do top 10 deste ano, apresentando receitas perto dos 40 milhões de euros.

Já Mayweather, que marcou presença nos três primeiros lugares nos últimos quatro anos, reformou-se, tendo disputado o seu último combate em Novembro do ano passado. O pugilista está no 16.º lugar, com 38 milhões de euros arrecadados.

A lista da Forbes analisa os salários, prémios de jogo e bónus pagos entre 1 de Junho de 2015 e o mesmo dia de 2016. Os atletas presentes no top 100 são de 23 países diferentes e competem em dez desportos distintos, sendo os americanos (65) e os basebolistas (26) os mais representados.

Top 10 dos atletas mais bem pagos em 2016

  1. Cristiano Ronaldo – 77 milhões, Futebol
  2. Lionel Messi – 71 milhões, Futebol
  3. LeBron James – 67 milhões, Basquetebol
  4. Roger Federer – 60 milhões, Ténis
  5. Kevin Durant – 50 milhões, Basquetebol
  6. Novak Djokovic – 49 milhões, Ténis
  7. Cam Newton – 47 milhões, Futebol Americano
  8. Phil Mickelson – 46 milhões, Golfe
  9. Jordan Spieth – 46 milhões, Golfe
  10. Kobe Bryant – 44 milhões, Basquetebol

Texto editado por Nuno Sousa

Sugerir correcção
Comentar